APROVAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DE REGENERAÇÃO URBANA DO SABUGAL

A Comissão Diretiva do Programa Operacional Regional do Centro deliberou, em definitivo, sobre a 2.ª fase de avaliação do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) do Sabugal, após ter passado a 1.ª fase de avaliação, onde obteve a classificação qualitativa global de “boa”, nota máxima da escala prevista no aviso para a avaliação qualitativa.

Ao PARU do Sabugal corresponde um investimento total que ronda 1,5 milhões de euros, dos quais cerca de 1,3 milhões considerados elegíveis e aos quais confere um financiamento FEDER de aproximadamente 1,1 milhões de euros.

Entre a lista de operações acordada na fase negocial e quantificação das metas dos indicadores de desempenho do PARU, estão identificadas a seguintes intervenções:

> Renovação da estrutura verde do Largo da Fonte;
> Requalificação da Rua 5 de Outubro;
> Requalificação da Praça da República e Largo de S. Tiago;
> Criação de Escultura Verde (Jardim Temático alusivo ao “Milagre das Rosas”);
> Reabilitação de edifício para criação do Centro de Artes e Ofícios.

O PARU do Sabugal está inserido numa política de intervenção integrada de reabilitação do edificado e qualificação das infraestruturas, dos equipamentos e dos espaços verdes e urbanos de utilização coletiva, visando a requalificação e revitalização do tecido urbano, associada a um programa de investimento público.

Está prevista para breve a apresentação pública do programa, em data a anunciar.