Universidade Aberta

Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta no Sabugal

Fundada em 1988, a Universidade Aberta (UAb) é a única instituição de ensino superior público a distância em Portugal. Pela sua vocação e natureza, a UAb utiliza nas suas atividades de ensino, as mais avançadas metodologias e tecnologias de ensino a distância orientadas para a educação sem fronteiras geográficas nem barreiras físicas. Assim, a UAb disponibiliza, em qualquer lugar do mundo, formação superior (licenciaturas, mestrados e doutoramentos) e cursos de Aprendizagem ao Longo da Vida. Toda a oferta pedagógica está integrada no Processo de Bolonha e é lecionada em regime de elearning, desde 2008, ano em que a UAb se tornou numa instituição europeia de referência, no domínio avançado do elearning e da aprendizagem online, através do reconhecimento do seu Modelo Pedagógico Virtual. (mais…)

Os Centros Locais de Aprendizagem (CLA) são núcleos vocacionados para a promoção de atividades orientadas pelos princípios da Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV). Resultam da criação de parcerias entre a Universidade Aberta e a sociedade civil, procurando desenvolver uma intervenção, em termos culturais e educativos, enquadrada nas dinâmicas locais e de acordo com as especificidades da respetiva área de influência.

Pretendendo favorecer o acesso de amplos setores populacionais à Sociedade da Informação e do Conhecimento, a ação dos CLA privilegia a aquisição de competências no uso das Tecnologias Digitais, bem como o desenvolvimento de outras competências – académicas, profissionais, culturais e cívicas – em diferentes áreas. Neste sentido, dinamizam ações educativas de âmbito formal, não-formal e informal, com vista à oferta de oportunidades de aprendizagem às populações que, por circunstâncias geográficas, são particularmente suscetíveis de exclusão.

Cabe ainda aos Centros Locais de Aprendizagem facultar o suporte logístico e instrumental aos estudantes residentes na respetiva área de intervenção, assim como a responsabilidade de coordenação e organização do processo de avaliação presencial.  A divulgação da oferta educativa da Universidade Aberta e da especificidade do seu sistema de ensino-aprendizagem faz parte das funções atribuídas aos Centros Locais de Aprendizagem.

 

O CLA do Sabugal funciona desde novembro de 2008 no Centro Dr. José Diamantino dos Santos e resulta de uma parceria criada entre a Universidade Aberta e o Município do Sabugal.

 

Contactos do CLA do Sabugal

Coordenadora: Amália Fonseca
Centro Dr. José Diamantino dos Santos
(Edifício da Biblioteca Municipal)
Rua Luís de Camões, nº 16 6320-380 Sabugal
Telefone: 271 752 230 Fax: 271 751 059
Telemóvel: 915 676 356
Correio eletrónico: CLA.Sabugal@uab.pt
CLA da Universidade Aberta/ sabugal

Horário
2ª, 3ª: 15:30-18:00
4ª, 5ª, 6ª: 16:00-18:00
Nas épocas de exame, o horário de funcionamento do CLA pode sofrer alterações.

Local de Exames
Para residentes no Sabugal, Guarda, Almeida, Gouveia, Manteigas, Seia, Belmonte, Covilhã, Fundão, Idanha-a-Nova, Castelo Branco e Penamacor.