PROJETO “O MEU AMIGO CHAPIM” – Colocação de Caixas-Ninho

Para combater a proliferação da lagarta do pinheiro – processionária – a Câmara Municipal do Sabugal, em colaboração com a comunidade escolar do Sabugal, está a desenvolver a 2.ª edição do projeto “O Meu Amigo Chapim”, que tem como propósito aumentar a colónia de chapins, aves que se alimentam desta larva processionária prejudicial à saúde pública.

Este projeto, que se encontra na 2.ª edição, envolve crianças e professores na decoração de ninhos de madeira que estão a ser colocados em povoamentos, parques e jardins pré-definidos, durante o mês de novembro e dezembro. Esta edição conta com a colaboração do Contrato Local de Desenvolvimento Social 3G “Sabugal Ativo” e ainda com as respetivas Juntas de Freguesia, num total de 16 ninhos implementados.

Assim, ficamos a aguardar que o chapim azul (Cyanistes caeruleus) selecione os nossos ninhos e que venham a ser ocupados a partir de meados de janeiro até março. A partir de então, aguarda-se a postura, eclosão e desenvolvimento de crias.

A processionária é um inseto desfolhador dos pinheiros que causa impactes negativos não só ao nível das espécies arbóreas mas também na população. O chapim é uma ave que se encontra praticamente em todo o tipo de florestas, parques e jardins e é um dos principais predadores da lagarta do pinheiro, contribuindo para a biodiversidade e o equilíbrio das zonas que habitam.

O Jardim de Infância e a Escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico de Aldeia de Santo António foram os primeiros a colocar as suas caixas-ninho.