---

DIA DO CONCELHO | 10.NOV

No dia 10 de novembro, domingo, o concelho do Sabugal celebra 723 anos da confirmação do foral do Sabugal, por D. Dinis, em 1296.

Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal do Sabugal delineou um programa que começa logo pela manhã, às 9h15, no Largo da Fonte, com o desfile da Sociedade Filarmónica Bendadense e Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Sabugal e do Soito.

Segue-se, nos Paços do Concelho, o hastear das Bandeiras, ao som do Hino Nacional interpretado pela Sociedade Filarmónica Bendadense e perante Guarda de Honra formada por elementos das Corporações das respetivas Associações de Bombeiros concelhias.

A sessão solene comemorativa continua às 10 horas, no Auditório Municipal, com um momento musical, seguindo-se as intervenções do Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, e do Presidente da Assembleia Municipal, Manuel Meirinho.

A cerimónia prossegue com a condecoração dos trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efetivo no Município, votos de louvor a trabalhadores aposentados e atribuição de Medalhas de Mérito Cultural do Município do Sabugal a Alcínio Vicente e João Reis.

Na ocasião, a vida e obra do filósofo, historiador e escritor natural de Quadrazais Jesué Pinharanda Gomes, homenageado com a Medalha de Ouro do Município em 2012, serão recordadas, seguindo-se a apresentação do livro ‘Pensar Português’, pelo Professor Doutor Américo José Pinheira Pereira.

Ao final da manhã, no Museu do Sabugal, vão ser inauguradas as exposições de pintura e escultura dos homenageados Alcínio Vicente e João Reis.

As comemorações do Dia do Concelho culminam com vários momentos musicais, a partir das 16 horas, no Auditório Municipal, com o Grupo de Cavaquinhos da Bendada, Grupo Coral e de Cantares do Sabugal e Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Belmonte e o Polo do Ensino Articulado do Sabugal.

Cartaz

---

CLUBE DE LEITURA DO SABUGAL

Biblioteca Municipal do Sabugal
11.ª sessão | 15 de novembro

O Município do Sabugal e o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta convidam todos os amantes de livros a participar na 11.ª sessão do Clube de Leitura, no dia 15 de novembro, pelas 14h30, na Biblioteca Municipal do Sabugal.

Estarão presentes, neste encontro, Celeste Almeida, autora de ‘A Alma de um Povo’, um livro repleto de histórias e estórias fabulosas do povo da Serra de Montemuro, e Alexandre Gonçalves, representante da Chiado Books, escritor e amigo da autora.

Nascida na freguesia de Mangualde e professora do 1.º ciclo de formação, Celeste Almeida mudou-se para uma aldeia remota da Serra de Montemuro, em 1975, para dar aulas. Desde logo se apaixonou pela autenticidade e pela simplicidade das gentes desse lugar isolado, que o geógrafo Amorim Girão definiu, há muitos anos, como “a mais desconhecida serra de Portugal”, onde as lendas ainda servem para explicar os tempos antigos. Foi aí que se fascinou pela tradição oral e pelas histórias sobre o oculto, que serviram de fonte de inspiração para todos os seus projetos.

Atualmente, entre muitas outras atividades, Celeste Almeida colabora na rádio local de Castro Daire com programas culturais, assim como no jornal quinzenal ‘Notícias de Castro Daire’, com a rubrica Fragmentos de Emoção. Em 2015, lançou a obra ‘As Nossas Raízes o Passado e o Presente’, e, em 2017, ‘A Alma de um Povo’, produto de uma recolha feita durante alguns anos, junto dos habitantes mais idosos da Serra de Montemuro, sobre mitos, lendas, mistérios, fenómenos sobrenaturais, etc. Nesse livro, a autora conta-nos histórias fascinantes de bruxas, feiticeiras, lobisomens, mortos-vivos e assombrações, mas também crenças e ditos de gentes supersticiosas, que carregam, na sua simplicidade e humildade, todo um conhecimento ancestral que, infelizmente, se vai perdendo ao longo do tempo.

A sessão, com entrada livre, reserva aos seus participantes uma tarde assustadoramente deleitosa, a não perder.

Para mais informações:
Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta
Centro Dr. José Diamantino dos Santos
Rua Luís de Camões, n.º 16 | 6320-380 Sabugal
Tlf: 271 752 230 | Tlm: 915 676 356
Email: CLA.Sabugal@uab.pt

Cartaz

---

‘SENSIBILIZAR, AJUDA!’

Colónia Agrícola Martim Rei
22.ª sessão | 21 de novembro

No mês em que se comemora o São Martinho, a sessão do ‘Sensibilizar, Ajuda!’ vai ter lugar na Colónia Agrícola Martim Rei, no dia 21, quinta-feira, às 14h30.

Com o tema ‘a castanha’, esta ação vai ser dinamizada pelo engenheiro agrónomo Alberto Barata.

Pretende-se através destas sessões do ‘Sensibilizar, Ajuda!’ abordar um conjunto diversificado de temas, contando para isso com a presença de especialistas das respetivas áreas.

Cartaz

---

ATELIER DE ARTES DECORATIVAS DE NATAL

O Município do Sabugal encontra-se a promover um atelier de artes decorativas de Natal, utilizando, para tal, materiais recolhidos na natureza.

O atelier decorre às segundas e sextas-feiras, entre as 20 e as 23 horas, na ExpoSabugal.

Convidam-se todos os interessados a aprender e partilhar diversas técnicas de artes decorativas, com o objetivo de criar peças/composições para adornar as ruas da cidade na quadra de Natal, na envolvente do ‘Sabugal Presépio’ ─ evento que estará de volta de 6 de dezembro a 12 de janeiro.

Para mais informações/Inscrições:
Divisão de Desenvolvimento e Qualidade de Vida
(Biblioteca Municipal)
Tlf: 271 752 230

Cartaz

---

SABUGAL COM ‘MAIOR PRESÉPIO NATURAL’ E FESTA DE PASSAGEM DE ANO

O Município do Sabugal convida residentes e visitantes a surpreender os sentidos em mais uma edição do ‘Sabugal Presépio - O Maior Presépio Natural’, que volta a ter como berço o Largo da Fonte, de 6 de dezembro a 12 de janeiro.

As surpresas não ficam por aqui e, para brindar ao novo ano, a Rua 5 de Outubro vai ser palco de uma festa de Passagem de Ano, que promete muita animação.

Nesta quadra festiva visite o Sabugal e Surpreenda os Sentidos!

---
---