‘ALGU DO SABUGAL’

Nova marca do Município materializa projeto dinamizador da economia para estimular o crescimento da região, combater o despovoamento e impactar positivamente a qualidade de vida da comunidade.

A marca ‘Algu do Sabugal’ é o “rosto” do novo projeto de dinamização da competitividade económica e de afirmação nacional do concelho, que está a ser desenvolvida pelo Município.

Este projeto tem como ambição ser, simultaneamente, um motor agregador das diferentes atividades económicas existentes no território, valorizando a região e os seus recursos, e um gerador de atração de empreendedorismo, investimento, inovação, turismo, pessoas, comércio e serviços, sempre em articulação com as comunidades locais.

Pretende-se que, desta forma, o concelho seja conhecido e reconhecido ao nível nacional, e, futuramente, internacional, como um local de oportunidades, de visita imperativa e de origem de produtos e bens de consumo, seguros e de superior qualidade.

O Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, anunciou que “o primeiro setor que vamos trazer para o nosso projeto é a Fileira da Carne, com o propósito de dinamizarmos as atividades agropecuárias do nosso Município”. Pois, “esta é uma atividade económica importantíssima para o nosso concelho e uma bandeira para nos distinguirmos das restantes regiões do país”.

Desta forma, e apesar de não existirem espécies autóctones, o concelho agrupa características únicas que diferenciam a produção de carne, assentes nas pastagens em regime extensivo e no modo de criação dos animais. Atributos únicos, resultantes da geografia e clima que são dificilmente reproduzidos noutra região do país. Qualidades inigualáveis essas que foram, também, a base para a criação do nome ‘Algu do Sabugal’, uma marca com a força do marketing territorial e ampla o suficiente para abranger as diferentes valências que o concelho tem para oferecer.

‘Algu do Sabugal’ pode estar relacionado com “um produto, um sabor, um aroma, uma tradição, uma forma de dizer, uma experiência…” e remete para “o familiar, natural, bom, tradicional (na boa aceção), território, único…”.

À marca estão associados os valores de Pertença (ligação emocional a um lugar ou região), Naturalidade (ligação à terra, à qualidade do solo, à forma de produzir e ao bem-estar animal) e Autenticidade (o que é genuíno e de qualidade). Atributos totalmente alinhados com os valores e os objetivos corporizados na própria marca do Município.