ASSINATURA DO CONTRATO-PROGRAMA DA AIGP ‘TERRAS DO LINCE – MALCATA’

O Município do Sabugal, juntamente com o Município de Penamacor, assinou com o Governo o contrato-programa da Área Integrada de Gestão da Paisagem (AIGP) ‘Terras do Lince – Malcata’.

Na cerimónia que decorreu no dia 19 de julho, na Pampilhosa da Serra, foram formalizados os contratos-programa de 47 AIGP, que abrangem quase 100 mil hectares de intervenção, em 26 concelhos, com o intuito de tornar o território mais resiliente aos incêndios.

Recorde-se que a proposta para a constituição da AIGP ‘Terras do Lince – Malcata’ recebeu recentemente parecer favorável da Direção-Geral do Território. Com uma área de aproximadamente 4824 hectares e inserida na Reserva Natural da Serra da Malcata, esta AIGP abrange a freguesia de Malcata, no concelho do Sabugal, e a freguesia do Meimão, no concelho de Penamacor, e visa implementar uma abordagem territorial integrada baseada no ordenamento e gestão da paisagem, numa escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da economia rural.