ASSOCIAÇÃO ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL PROMOVE INÉDITA CIMEIRA INTERNACIONAL DE TURISMO

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, a associação Aldeias Históricas de Portugal promove a “International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders”. Uma cimeira inédita nos objetivos a que se propõe – definir o conceito de “Destino Turístico Alternativo” e sensibilizar para a necessidade de haver uma política comum direcionada para os destinos turísticos alternativos – que vai ter como palco a histórica Catedral de Idanha-a-Velha.

Quando está prestes a ser o primeiro território do planeta a receber a certificação Biosphere Destination – sim, as Aldeias Históricas de Portugal não são um, mas sim 12 destinos, correspondentes a outras tantas aldeias – a associação gestora da rede promove uma cimeira de particular importância para o setor do turismo e, em particular, para os muitos “destinos turísticos alternativos”, sejam nacionais ou internacionais.

Na realidade, num esforço por promover uma gestão orientada pela conservação do território e a cultura das suas gentes, a associação Aldeias Históricas de Portugal, enquanto gestora de uma área destino, tem sentido a ausência de uma política comum e de medidas claras de intervenção no território. A ideia de promover a “International Summit: Cultural Sustainable Destinations without Borders” nasce dessas dificuldades. (mais…)