Belmonte | ‘Festa das Luzes’

Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro, as ruas e monumentos da Aldeia Histórica de Belmonte iluminam-se para receber o derradeiro evento do ciclo ’12 em rede | Aldeias em Festa’.

Conhecida como a vila portuguesa onde se fixou a maior comunidade judaica no país, assim como o berço de Pedro Álvares Cabral, Belmonte é um lugar de inestimável valor histórico para o nosso país, tais são as estórias que guardam os seus monumentos, muralhas e ruas de beleza ímpar.

Todos os recantos e lugares de Belmonte estarão iluminados, num impressionante espetáculo de luz e cor que celebra a singularidade e aura de mistério que envolvem esta aldeia histórica. Afinal, é em Belmonte que encontramos, por exemplo, a Torre de Centum Cellas, um monumento romano sem igual em todo o mundo, cuja funcionalidade tem dado lugar a diversas interpretações, ao longo dos anos, por diversos investigadores, sem reunir consenso.

Assim, é sob o tema ‘Festa das Luzes’, que, entre 7 e 9 de dezembro, a Aldeia Histórica de Belmonte vai viver momentos de grande animação. Percursos fotográficos, passeios micológicos, concertos, showcooking, caminhadas, sessões de cinema e espetáculos comunitários de luz vão tornar aqueles dias inesquecíveis para todos aqueles que visitarem Belmonte.

PROGRAMA

(mais…)

7 de Dezembro

16h30h – 6.ª luz
Inauguração do Percurso de Luz – Projeto cenográfico realizado por Coruja do Mato
Inauguração da Iluminação de Natal – Animação de rua com Ti Folia
Local: Largo do Pelourinho

21h – Percurso Fotográfico com Luís Agostinho
Local de encontro: Largo do Pelourinho

8 de Dezembro

9h – Passeio Micológico (saída de campo recolha e identificação de cogumelos) *
O passeio será conduzido por técnico especialista nesta área que nos mostrará as curiosidades e particularidades das espécies locais.Técnico: Rui Cardoso Ramos
Local de Encontro: Junto à Loja do Cidadão

13h – Almoço Micológico (destinado aos participantes do passeio), confecionado pelo Chef Vladir Lubave.

14h00 – Abertura Mercadinho de produtos locais
Local: Centro Histórico de Belmonte

15h – Exposição Espécies Micológicas encontradas.
Local: Loja do Cidadão

16h – Oficina Saber-Fazer Sabão de Azeite com Eli Bete
Local: Museu Judaico de Belmonte

17h – Showcooking (Sugestões de pratos apresentados pelo Chef convidado, que mostra o trabalho de residência em Belmonte na utilização de produtos da região) – Chef Miguel Cizeron
Local: Loja do Cidadão

18h – 7.ª Luz
Concerto Alma Menor
Local: Museu Judaico de Belmonte

18h30 – Gastronomia/ Visita / Mercado
Local de encontro: Junto Museu Judaico de Belmonte

“Ronda dos Recados” (percurso pedestre sob orientação, para equipas) *1

O objetivo será fazer com que os participantes possam além de conhecer Belmonte de forma lúdica, tenham contacto direto com gentes da terra e sua história. O percurso será feito pelo “Percurso de Luz”, com provas e degustações, mercado e conhecimento da história. Tornando-se numa visita guiada e uma refeição a não perder.

21h30 – Espetáculo Comunitário (criação itinerante, com a participação e envolvência da comunidade, dirigida por Coruja do Mato)
Local de concentração: Junto ao edifício da Câmara Municipal de Belmonte

22H30 Concerto de: Omiri
Local: Auditório da Santa Casa da Misericórdia

9 de Dezembro

9h – Inauguração do PR Caminhos Históricos AHP – Percurso Histórico da Serra da Esperança*2
Local de encontro: Junto Ecomuseu do Zêzere
16h30 – Sessão de Cinema: Nove meses de Inverno e três de Inferno de João Pedro Marnoto, com a presença do realizador.
Local de encontro: Auditório do Museu Judaico

18h – Ultima Luz

* Inscrição limitada a 30 pessoas, gratuita mas obrigatória até dia 5 de Dezembro, para cultura@cm-belmonte.pt. Actividades de exterior aconselha-se o uso de agasalho.
*1 Inscrição limitada, gratuita mas obrigatória até dia 5 de Dezembro, para cultura@cm-belmonte.pt. Actividades de exterior aconselha-se o uso de agasalho.
*2 Inscrição limitada, gratuita mas obrigatória até dia 5 de Dezembro, para cultura@cm-belmonte.pt. Actividades de exterior aconselha-se o uso de agasalho.

O ciclo de eventos ‘12 em rede | Aldeias em Festa’ só termina em dezembro! Depois de Castelo Mendo, as festas continuam nas restantes Aldeias Históricas de Portugal. A saber: Trancoso (5 a 7 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 4 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e, finalmente, Belmonte (7 a 9 de dezembro). São nove meses de grande animação e que levarão milhares de visitantes às 12 Aldeias Históricas de Portugal. A não perder! 

Esta iniciativa é financiada pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através, designadamente, dos programas Centro 2020 (Programa Operacional Regional do Centro), via Portugal 2020, e através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE). 

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL 

1 DESTINO QUE SÃO 12.