BOLETIM E AGENDA MUNICIPAL À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE!

outubro • novembro • dezembro ‘2018

“À euforia do verão segue-se a calma do outono, uma espécie de regresso à normalidade do trabalho, da escola e da vida social e familiar. Retomam-se rotinas e apaziguam-se ânimos, a que a proximidade do Natal acaba por não dar prolongadas tréguas.
O outono é uma época de intensa ruralidade a manifestar-se nas vivências, nas atividades agrícolas e nas tradições: vindimas, castanhas, magustos, tortulhos, matança do porco proporcionam convívio e degustação do melhor da nossa gastronomia.

(mais…)

Os três meses abrangidos pelo presente Boletim Municipal são, por um lado, um tempo de balanço – avaliar o trabalho desenvolvido e os objetivos a que nos tínhamos proposto; por outro lado, este período final de ano é um tempo de preparação do novo ano e do Orçamento para 2019. É necessário definir objetivos e estratégias, programar as iniciativas e atividades que estimulem a atratividade e o investimento, que promovam a cultura, o desporto, o lazer, a qualidade de vida que permitam chegar ao final do próximo ano com um sorriso vitorioso, de sucesso profissional, pessoal e social. Para isso é necessário colocar toda a nossa força, vontade, empenho e coragem quer na vida profissional quer na vida pessoal e familiar. A qualidade e o nível do cumprimento dos orçamentos das muitas entidades e instituições do concelho – é muito significativo o número de associações, entidades e organismos no concelho – depende muito de uma atempada programação e dum cuidadoso planeamento que, antes de vertidos no orçamento, devem ser precedidos de reflexão e debate nas organizações, a que não deve ser alheia a disponibilidade dos recursos necessários.
Em 10 de novembro celebraremos mais um ‘Dia do Concelho’, dia em que se evoca a confirmação do Foral de D. Dinis ao Sabugal e a Vilar Maior (10 de novembro de 1296), e que já se afirmou no calendário do concelho. Por tradição o Dia do Concelho constitui um espaço institucional de reconhecimento / homenagem às individualidades e entidades que se destacaram na sua área de intervenção, sendo este ano homenageado com a Medalha de Mérito Cultural o Dr. Adérito Tavares, ilustre sabugalense, que ao longo da sua vida se distinguiu como homem da cultura, do ensino, da história e da promoção e afirmação da identidade raiana.
O mês de dezembro terá, como já é habitual, um conjunto de atividades de Natal em que se pretende celebrar, mais do que uma data, um espírito, um sentido de família. E para dar expressão e estimular o espírito do Natal, mais uma vez estará patente ao público, no Largo da Fonte, no Sabugal, um Presépio por onde os visitantes podem circular e deixar-se inebriar, com algum realismo bucólico, pelo nascimento de Jesus.
Porque o Natal e o fim de ano se aproximam a passos largos, aproveito para desejar a todos os munícipes umas festas felizes repletas da nobreza de sentimentos tão próprios desta quadra festiva, e desejar a todos um Bom Ano”.

António Robalo
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal