CETS DA MALCATA: Conclusão do Processo de Candidatura

O dossier de candidatura à Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) do território Gata-Malcata/Terras do Lince foi ontem apresentado no Salão Nobre da Câmara Municipal do Sabugal, dando assim como terminado o projeto de candidatura.

Os dez princípios da Carta para um Turismo Sustentável foram assinados pelas três Câmaras Municipais envolvidas nesta Candidatura (Sabugal, Penamacor e Almeida), Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Turismo Centro, Instituições de Ensino, bem como por Associações e Empresas do território.

Durante todo este processo de elaboração do documento, o Fórum Permanente de Turismo Sustentável congregou cerca de 200 pessoas de 123 entidades, em 30 reuniões; e 30 pessoas de 22 entidades integraram a Equipa Técnica do Projeto.

O dossier, no qual é feita uma caracterização e diagnóstico do território, propõe uma estratégia de desenvolvimento, objetivos e um plano de ação a cinco anos para o desenvolvimento de turismo sustentável no território, identificando as ações, os prazos, os custos estimados e os promotores.

No dia 31 de janeiro será enviada à Federação EUROPARC a candidatura do território Gata-Malcata/Terras do Lince à CETS. Posteriormente, e dando continuidade à aprovação da candidatura, o território irá receber a visita de um auditor, e no final do ano é esperada uma decisão.