CineEco Extensão Sabugal – Ciclo de Cinema Ambiental

21 a 23 de março | Auditório Municipal do Sabugal

Na semana em que se comemora o Dia Mundial da Árvore (21 de março) e o Dia Mundial da Água (22 de março), o Município do Sabugal e o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta do Sabugal promovem, em parceria com a Câmara Municipal de Seia, uma Extensão do CineEco, Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

O CineEco é o único festival de cinema ambiental em Portugal e realiza-se anualmente, no mês de outubro, na Casa Municipal da Cultura de Seia e no CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela. A qualidade estética e cinematográfica dos filmes em competição, selecionados entre os cerca de 600 documentários que chegam todos os anos de mais de 30 países, contribui para o prestígio e o reconhecimento internacional que o certame adquiriu desde a sua criação, em 1995. Os filmes em competição, nas várias categorias, colocam o foco nas questões ambientais, tais como as alterações climáticas, a escassez de água, a prevenção dos fogos florestais, a ruralidade e despovoamento interior, a alimentação saudável e sustentável, os lixos ou ainda a preservação dos oceanos, entre outras temáticas.

De 21 a 23 de março, o Auditório Municipal do Sabugal recebe uma Extensão do CineEco 2018. São três dias dedicados à consciencialização ambiental, ao longo dos quais serão exibidos alguns dos documentários a concurso na 24.ª edição do festival, com entrada livre. A Extensão do Sabugal destina-se não só ao público escolar, como também ao público em geral. As tardes do primeiro e segundo dia são reservadas aos alunos dos jardins de infância e dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico do Concelho do Sabugal, com a projeção de várias curtas-metragens que visam uma maior sensibilização para os problemas ecológicos do planeta e uma melhor educação ambiental. Em contrapartida, a noite do dia 22 de março é de todos quantos quiserem assistir ao documentário ‘As pequenas galochas amarelas’, de John Webster, que arrecadou o Prémio Melhor Longa da Juventude e foi galardoado com o Prémio Valor da Água na 24.ª edição do CineEco. Trata-se de uma carta cinematográfica para uma futura bisneta fictícia, que nascerá na década de 2060, e cujas galochas amarelas vão andar por um litoral muito diferente daquele que conhecíamos. Neste filme, o realizador une o passado, o presente e o futuro num documentário bonito, emocionante e promissor sobre o poder que cada um de nós tem para fazer a diferença e mudar o mundo. No terceiro e último dia, a sessão de cinema noturna destina-se igualmente ao público em geral, com a apresentação da curta-metragem ‘A Plasticaria’, de apenas 6 minutos, seguida do documentário ‘Utopia Revisitada’, o filme do austríaco Kurt Langbein, que venceu a Competição Longas do CineEco 2018 e que apresenta exemplos de pessoas em todo o mundo que procuram modelos alternativos para uma sociedade mais justa, em resposta ao capitalismo desenfreado que, inerentemente, produz pessoas incrivelmente ricas, por um lado, mas também incrivelmente pobres, por outro.

No âmbito do certame, estará patente, até 31 de março, no Museu do Sabugal, uma exposição de fotografias da natureza, intitulada ‘Retrospetiva dos Concursos de Fotografia de Ambiente do CISE’, cedida pelo CineEco, assim como uma mostra de trabalhos sobre o meio ambiente realizados pelos alunos das várias escolas do Concelho, intitulada ‘Ambiente Suspenso’.

A realização da Extensão do CineEco no Sabugal almeja, em consonância com a própria missão do festival, despertar para uma maior consciencialização ambiental, na expetativa de que todos os intervenientes sociais desempenhem um papel mais ativo e mais responsável na promoção dos valores ambientais e que estejam mais sensibilizados para as mudanças a adotar nas suas ações, atitudes e comportamentos diários, com vista a contribuírem, individual e coletivamente, para um presente e um futuro mais sustentáveis.

Mais informações:

Museu e Auditório Municipal do Sabugal