Informações – COVID-19 (EM ATUALIZAÇÃO)

Considerando a necessária adequação das medidas que evitem o alastrar e a disseminação do novo coronavírus (COVID-19), a declaração da Pandemia pela Organização Mundial de Saúde, as medidas anunciadas pelo Governo de combate à propagação do COVID-19, as recomendações emanadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), as deliberações do Conselho Intermunicipal da CIMBSE – Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, o Plano de Contingência Municipal aprovado no dia 6 de março, a necessidade de implementar boas práticas (privadas e coletivas) que preservem o bem-estar e a saúde pública, e na sequência do comunicado emitido no dia 12 de março, a Câmara Municipal determina:

a) O encerramento ao público dos seguintes equipamentos municipais:

. Pavilhão e Piscinas Municipais
. Estádios Municipais
. Auditório Municipal
. Museus (Museu Municipal do Sabugal, Museu Vivo de Vilar Maior e Casa da Memória Judaica da Raia Sabugalense)
. Centro Cívico Nascente do Côa
. Centro de Cultura, Juventude e Lazer do Soito
. Biblioteca Municipal
. Postos de Turismo (Sabugal e Sortelha)

b) O cancelamento/adiamento de todas as atividades promovidas pelo Município, nomeadamente na Biblioteca, Auditório e Pavilhão/Piscinas Municipais, tais como: atividades letivas da Universidade Sénior, projeto ‘+ATIVO’, iniciativa ‘Há teatro no nosso lar’,VI Jornadas da Rede das CETS de Espanha e Portugal, espetáculos diversos, entre outras;

c) A suspensão da atividade do autocarro municipal e do Balcão Único Móvel;

d) O cancelamento de Feiras e Mercados no concelho;

e) A não prestação de apoios e concessão de licenças a atividades promovidas por outras entidades externas ao Município;

f) A suspensão de cedência de espaços, equipamentos e viaturas municipais.

O  Balcão Único é o único serviço de atendimento ao público do Município, no entanto faça-o apenas em situações urgentes e inadiáveis.  Privilegie o contacto telefónico: 271 751 040, email: geral@cm-sabugal.pt e serviços on-line.

Estas medidas têm efeito a partir das 00h00 do dia 14 de março e vigorarão por tempo indeterminado, tendo em conta a evolução da situação e as diretivas das entidades competentes, podendo ser adotadas novas medidas sempre que tal se manifeste necessário.

Recomenda-se à população em geral que siga os conselhos da DGS, disponíveis para consulta aqui .Em caso de sintomas, ligue SNS24 – 808 24 24 24.

Seja um agente de saúde pública. Proteja-se a si e aos outros!

A partir de 23 de março, os serviços de atendimento presencial ao público do Município do Sabugal encontram-se encerrados, estando o atendimento a ser exclusivamente realizado através do contacto telefónico: 271 751 040, email: geral@cm-sabugal.pt e serviços on-line

Em comunicado, «a Delegada de Saúde Coordenadora da Unidade de Saúde Pública da ULS da Guarda, E.P.E., Ana Isabel Correia Viseu, enquanto Autoridade de Saúde, perante a atual situação epidemiológica da infeção por COVID-19, determina que todos os cidadãos que regressem do estrangeiro e/ou de outras regiões do país permaneçam em isolamento profilático pelo período de catorze (14) dias a contar do dia da sua chegada.»

: Considerando as condicionantes existentes à deslocação de pessoas para fora da residência habitual e as exigências que limitam o número de pessoas nos funerais, dos quais foram excluídos os cortejos fúnebres, apela-se para que as pessoas não se desloquem de fora do concelho para participar nos funerais.

EDITAL – CANCELAMENTO DE FEIRAS E MERCADOS

DESPACHO – PRAZO DE PAGAMENTO DE FATURAS DE ÁGUA, SANEAMENTO E RESÍDUOS/RENDAS DOS BARES LOCALIZADOS EM EDIFÍCIOS MUNICIPAIS

DESPACHO – IDENTIFICAÇÃO DOS SERVIÇOS ESSENCIAIS E COMPLEMENTARES DE APOIO A PRESTAR PELO MUNICÍPIO/ATENDIMENTO PRESENCIAL AO PÚBLICO ENCERRADO A PARTIR DE 23 DE MARÇO

EDITAL – CERIMÓNIAS FÚNEBRES

COMUNICADO – CIDADÃOS QUE REGRESSEM DO ESTRANGEIRO E/OU DE OUTRAS REGIÕES DO PAÍS TÊM QUE PERMANECER EM ISOLAMENTO PROFILÁTICO PELO PERÍODO DE 14 DIAS

COMO LIDAR COM UMA SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SE FOR UM CIDADÃO SÉNIOR (OU SEU FAMILIAR)

COMO LIDAR COM UMA SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO

COMO EXPLICAR A UMA CRIANÇA A IMPORTÂNCIA DAS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL E ISOLAMENTO?