O Meu Amigo Chapim

Para combater a proliferação da lagarta do pinheiro – processionária – a Câmara Municipal do Sabugal, através da “Sabugal + Valor” e em colaboração com a comunidade escolar do Sabugal, está a desenvolver o projeto “O Meu Amigo Chapim”, que tem como propósito aumentar a colónia de chapins, aves que se alimentam desta larva processionária prejudicial à saúde pública.

Neste projeto pretende-se envolver as crianças e professores na construção de ninhos de madeira, procedendo-se à colocação dos mesmos em parques e jardins pré-definidos, para que possam ser ocupados pelo chapim azul. 

Nas ações de sensibilização, após a apresentação dos vídeos, que relaciona a lagarta do pinheiro e os efeitos negativos que esta provoca nas pessoas, animais e no meio ambiente, é apresentado às crianças o chapim azul, que na base da sua alimentação tem a lagarta do pinheiro. Assim, é-lhes solicitado que ajudem o Município a combater esta praga, de forma equilibrada, sustentada e biológica. No final da apresentação nas escolas é entregue material didático sobre o ciclo de vida da lagarta e sobre o chapim, de modo a que os alunos possam pintar e colorir os seus desenhos.

A processionária é um inseto desfolhador dos pinheiros que causa impactes negativos não só ao nível das espécies arbóreas, mas também na população. O chapim é uma ave urbana que se encontra praticamente em todo o tipo de florestas, parques e jardins e é um dos principais predadores da lagarta do pinheiro, contribuindo para a biodiversidade e o equilíbrio das zonas que habitam.