Museu Municipal do Sabugal

Museu do Sabugal

Integrado num edifício datado de 1883, do qual se manteve a imponente fachada, surge em 2003 o Museu do Sabugal. O Museu situa-se numa zona privilegiada da cidade, em local de fácil acesso e a paredes meias com a antiga vila muralhada, vislumbrando-se pelas janelas o castelo de cinco quinas, que se acomoda no horizonte, por cima do casario de pedra.

A exposição constitui o meio através do qual a arte adquire visibilidade, ao ponto de ser hoje um elemento fundamental da nossa cultura visual.

Uma das missões do Museu Municipal, para além do evidente papel na proteção e salvaguarda do património histórico e cultural deste território, passa, precisamente, pela apresentação, valorização e promoção de diferentes formas de expressão artística e de conhecimentos, dando primordial importância àqueles que, de alguma forma, se relacionam com este território. (mais…)

O programa expositivo do Museu do Sabugal obedece, assim, a orientações prioritárias: investigação e promoção de conhecimentos sobre a história e património concelhio; apresentação de exposições que se pautam pela diversidade de temas, suportes e conteúdos.

O Museu dispõe de dois espaços para exposições. Uma vez lá dentro, a viagem começa…

A exposição permanente permite contar a história da ocupação humana das terras de Riba Côa desde os tempos mais remotos da pré e proto-história. Aqui, está patente parte significativa do património arqueológico oriundo de diversas localidades, proveniente de doações e depósitos particulares, empréstimos de outros museus e das prospeções e escavações realizadas nos últimos anos no concelho.