DOCUMENTÁRIO SOBRE CONTRABANDO E EMIGRAÇÃO APRESENTADO NO SABUGAL

O documentário ‘Do Sabugal para o Mundo – O Salto do Contrabando’, uma produção do Município do Sabugal/M42 | Documentary Films e realização de Paulo Vinhas Moreira, teve estreia no dia 23 de setembro, no Sabugal.

Este projeto resulta de três anos de recolha e mapeamento de memórias ligadas ao fenómeno do Contrabando de subsistência e do Salto (emigração clandestina) no concelho, pretendendo-se que este seja, igualmente, um ponto de partida para novas abordagens artísticas.

Aquando da estreia, Vítor Proença, Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, e Paulo Vinhas Moreira, realizador do documentário, realçaram a importância deste trabalho de recolha de temáticas tão marcantes na identidade deste território e das suas gentes, salvaguardando-se assim histórias e memórias únicas para as gerações vindouras.

De destacar, ainda, que ‘Do Sabugal para o Mundo – O Salto do Contrabando’ foi selecionado para vários festivais de cinema, nomeadamente o ‘ART&TUR’ – Festival Internacional de Cinema de Turismo e o ‘CineEco’ – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.

Na sessão, o público teve também oportunidade de assistir às Histórias do Contrabando: ‘A Gíria de Quadrazais’ e ‘A Taberna’, do mesmo realizador.