ENERTECH – IV FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA A ENERGIA

A 4.ª edição da ENERTECH – FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA A ENERGIA decorrerá no Pavilhão Multiusos ExpoSabugal, nos dias 11, 12 e 13 outubro, no âmbito da estratégia ‘Sabugal, fonte de energia natural’.

Os desafios energéticos que o país tem pela frente, com o constante aumento de consumos de energia elétrica, obriga à dinamização das políticas de sustentabilidade e de eficiência energética.

O vento, o Côa, a água termal, a biomassa florestal, o parque eólico instalado, a barragem do Sabugal − que faz a transvase entre a bacia hidrográfica do Douro e do Tejo, irrigando a Cova da Beira −, a nossa biodiversidade e as Termas do Cró são bons exemplos das potencialidades e do aproveitamento já instalado, e que estão na génese deste desafio que é a realização da ENERTECH.

Organizada pelo Município do Sabugal, no âmbito da unidade de missão ‘Sabugal + Valor | Desenvolvimento Rural’, em parceria com a ADES (Associação Empresarial do Sabugal), ENERAREA (Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior), IPG (Instituto Politécnico da Guarda), IPCB (Instituto Politécnico de Castelo Branco) e UBI (Universidade da Beira Interior), entre outras entidades, a ENERTECH é uma feira/mostra marcadamente tecnológica direcionada para o setor das energias renováveis, tecnologias e eficiência energética.

ENERTECH – FEIRA DAS TECNOLOGIAS PARA A ENERGIA é hoje uma feira reconhecida e firmada no mercado, que procura em cada edição dar a conhecer o que de melhor se produz na área das energias, e é por essa razão que tem vindo a crescer ao longo dos anos, tendo começado com 30 expositores em 2016, estando previstos mais de 100 expositores para a edição de 2019.

Pretende-se essencialmente que este evento seja um espaço de partilha de conhecimentos, catalisador de negócios e de parcerias estratégicas, mas também um local onde cada família poderá passar algum tempo, aproveitando para conhecer as multivariadas soluções energéticas disponíveis no mercado.

O evento decorre no seguinte horário: sexta-feira, dia 11 – das 14h00 às 23h00; sábado, dia 12 – das 14h00 às 23h00, e domingo, dia 13 – das 14h00 às 20h00.

Do programa da ENERTECH, de destacar a realização da conferência ‘Energias do Futuro’, através da qual se pretende abordar o tema da energia solar e a oportunidade do hidrogénio, assim como as sessões de demonstração de equipamentos/maquinarias, os ateliers de energia dirigidos aos mais novos, as exposições temáticas, entre outras iniciativas.

O espaço da ENERTECH não se limita apenas às energias renováveis; é, igualmente, uma montra para exposição e venda de produtos, desde o artesanato à gastronomia, contando, ainda, com vários momentos musicais e uma caminhada, no domingo, às 10 horas, pela União de Freguesias do Sabugal e Aldeia de Santo António, um pequeno percurso de âmbito ambiental e paisagístico que inicia e termina no Pavilhão Multiusos ExpoSabugal, sendo que os interessados em participar devem efetuar a respetiva inscrição na receção do Pavilhão e Piscinas Municipais ou no site da ENERTECH.

Palavras-chave: Energias renováveis, sustentabilidade, inovação, partilha, conhecimento, tecnologia, negócio e mercados.

Mais informações aqui

Email: enertechsabugal@gmail.com