ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS NO MONTE DE SÃO CORNÉLIO REVELAM NÚCLEOS HABITACIONAIS

Durante o mês de julho foram realizadas escavações arqueológicas no Monte de São Cornélio, que confirmaram a ocupação humana deste elevado relevo durante a Proto-história, tendo os resultados excedido as expectativas, uma vez que se identificaram e escavaram três núcleos habitacionais em distintos socalcos do monte.

Prospeções desenvolvidas em simultâneo permitiram a identificação de mais núcleos habitacionais que só trabalhos arqueológicos futuros permitirão conhecer melhor.

Os materiais escolhidos vão agora ser catalogados, analisados e estudados, destacando-se um vaso muito completo que exigirá restauro em laboratório de conservação e restauro adequado. Os dados preliminares apontam para uma cronologia mais específica de meados do I milénio a.C., o período denominado como a Idade do Ferro.

Estas escavações arqueológicas surgem no decorrer do protocolo entre a Câmara Municipal do Sabugal e a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sob coordenação de Marcos Osório e Paulo Pernadas, Arqueólogos Municipais, e de Raquel Vilaça, Professora da Faculdade de Letras, tendo este campo de trabalho contado com a participação de nove estudantes de Arqueologia daquela Faculdade.

O estudo do sítio e da sua ocupação terá também expressão em estudos académicos no âmbito das licenciaturas de Arqueologia e do mestrado de Arqueologia e Território no próximo ano letivo.

Os respetivos trabalhos inscrevem-se no estudo do território do Município do Sabugal que, desde há largos anos, tem vindo a ser desenvolvido, havendo dados e materiais que permitirão proximamente ser expostos e apresentados publicamente em exposição no Museu.

Vítor Proença, Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, enalteceu a importância destes trabalhos e da parceria com a Faculdade de Letras para o conhecimento e preservação do rico e vasto património arqueológico municipal.

Também Marcos Osório e Raquel Vilaça realçaram os bons resultados que têm sido alcançados nas várias campanhas de escavações arqueológicas realizadas no concelho do Sabugal e a relevância da componente prática na formação académica dos estudantes.

Ainda neste âmbito, de destacar que está disponível para consulta a Carta Arqueológica, com informações referentes aos sítios arqueológicos de cada freguesia, que se encontravam na Base de Dados Municipal.