ESPETÁCULO ‘CABRÁLIA 16º SUL 39º OESTE’ NO SABUGAL

09 de julho | 21h30

No dia 09 de julho, pelas 21h30, no Castelo do Sabugal, vai ser apresentado o espetáculo ‘Cabrália 16º Sul, 39º Oeste’, um projeto artístico da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, em parceria com o grupo Aquilo Teatro, o Grupo de Bombos do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Souto da Casa e o Projeto Jump.

Integrado no Festival Culturas das Beiras, ‘Cabrália 16º Sul, 39º Oeste’ é um espetáculo multidisciplinar centrado na figura do navegador Pedro Álvares Cabral e no período histórico em que ocorre o achamento do Brasil. Todos os quadros evocados seguem uma ordem cronológica e pretendem centrar a atenção dos espectadores numa sequência narrativa que salienta momentos históricos, mas também populares, de forte emotividade.

Centrado na música, o espetáculo é enriquecido por momentos teatrais, efeitos sonoros inesperados e projeção de imagens animadas. Um narrador vai comentando alguns dos quadros da história, a partir de textos de Dário Gonçalves. Algumas canções têm texto deste escritor belmontino, mas também se ouvem textos de Fernando Pessoa e de Pêro Vaz de Caminha.

A música, composta por Hélder Filipe Gonçalves, tenta não só evocar as sonoridades da época, como também trazer atualidade às sonoridades musicais apresentadas. Elementos musicais mais atonais, assim como outros que usam compassos mistos, têm não só o propósito de mostrar como evolui a narrativa como também levar os jovens músicos a ficarem familiarizados com outros recursos menos usuais.

O Festival Cultural das Beiras é um projeto de programação cultural em rede constituído pelos Municípios de Sabugal, Belmonte, Covilhã, Fundão e Guarda, cofinanciado pelo Centro2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Ficha artística

Música Hélder Filipe Gonçalves
Imagem Pedro Santos
Texto original Dario Gonçalves
Intervenientes Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, Grupo de Teatro Aquilo Teatro, Grupo de Bombos do Rancho Filclórico da Casa do Povo de Souto da Casa e Projeto Jump.