Marialva | Maria Alva, Pés de Cabra

Marialva recebe o evento do Ciclo ‘12 em Rede | Aldeias em Festa’ nos dias 20, 21 e 22 de julho.

A lenda de Marialva

Diz-se que ali morava uma Donzela Moura, de tês branca, de seu nome Maria Alva. Todos os dias, mostrava a beleza do seu rosto à janela de sua casa, não lhe faltando os pretendentes, com juras de amor e propostas de casamento. Maria Alva a todos respondia: “Casar-me-ei, com quem me ofereça uns sapatos à medida!”.

Os tempos passaram, sem que ninguém conseguisse acertar com o tamanho justo do pé da donzela. Certo dia, um cavaleiro vindo de longe, hipnotizado com tamanha beleza e querendo desposá‑la, encomendou os serviços de um sapateiro rogando-lhe que fizesse uns sapatos para a donzela em questão. O sapateiro teria de arranjar uma forma de conseguir fazer um molde dos pés para acertar no respetivo tamanho, convenceu a criada de Maria Alva para espalhar farinha aos pés da cama da dama, para que, quando esta se levantasse, deixasse a marca dos pés na farinha espalhada pelo chão, o que aconteceu.

O sapateiro, ao constatar as marcas deixadas pela dama exclamou “Ah Maria Alva! Tens cara bonita, e tens pés de cabra!”. Mas o nobre cavaleiro, estava deveras apaixonado pela dama, e mesmo após ter conhecimento do sucedido, ordenou ao sapateiro que fizesse uns sapatos conforme o “Pé de Cabra” de Maria Alva. Quando o nobre entregou o presente à sua prometida, esta com o desgosto e vergonha de ver o seu segredo revelado, atirou-se da torre do castelo.

Tal tragédia perdurou na memória do povo, que imortalizou a Dama dos Pés de Cabra, dando o seu nome à aldeia: Marialva!

PROGRAMA (mais…)