Mensagem do Presidente da Câmara Municipal

No fim de semana a seguir à Páscoa celebram-se, em muitas localidades do concelho, festas religiosas em honra de Nossa Senhora (da Graça, das Preces, dos Prazeres, da Granja, etc.), festas que culminavam na segunda-feira de Pascoela (segunda segunda-feira a seguir à Páscoa) em romarias às ermidas onde o sagrado e o profano andavam de braço dado.

Desde tempos imemoriáveis que a realização dessas festas obrigava a uma pausa no trabalho, instituindo as comunidades um dia ‘feriado’, ainda que sem qualquer definição institucional.

Em 1962, o então Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Dr. José Diamantino dos Santos conduziu os procedimentos formais e legais para a ‘oficialização’ do feriado de segunda-feira de Pascoela, ‘legalizando’ dessa forma, uma tradição ancestral. De tais procedimentos, foi a Câmara Municipal autorizada a considerar feriado municipal, sendo a festividade que justificou a autorização as “Festas de Nossa Senhora dos Prazeres”, conforme Decreto N.º 44 284, de 18 de Abril de 1962 (Diário do Governo, I Série, N.º 87, de 18/04/1962).

Do referido Decreto deu conta, na reunião da Câmara de 24 de Abril de 1962, o Presidente, Dr. José Diamantino dos Santos, “facto que fez anunciar por meio de editais. A Câmara tomou conhecimento e congratulou-se com o facto”.

Desta forma, a institucionalização do feriado municipal resultou da tradição festiva em muitas localidades do concelho e duma manifestação da vontade popular em manter os rituais ancestrais entre o sagrado e o profano; festividades que as comunidades mantêm e que consolidaram numa prática que faz parte da memória colectiva. Motivo pelo qual, em 2011, a Câmara entendeu criar um espaço institucional que não colidisse com as festividades que justificaram a criação do feriado municipal.

Assim, desde 2011, o Dia do Concelho – 10 de Novembro – pretende, por um lado comemorar a confirmação dos foros do Sabugal, por D. Dinis, em 1296; por outro lado, permitir que no Dia do Concelho se desenvolvam algumas iniciativas institucionais, criando espaços e actividades em que se possam distinguir entidades e individualidades, se levem a cabo cerimónias várias que, com solenidade institucional, dignifiquem o concelho, os sabugalenses, o território, o património e a história do Sabugal.

Por ocasião destes dias festivos e do feriado municipal quero deixar, aos sabugalenses que cá residem e aos muitos que vêm partilhar destes momentos de festa e convívio, uma mensagem amiga de Boas Festas, desejando que o reencontro de famílias e amigos se constituam em agradável partilha.

O trabalho que temos vindo a desenvolver, nomeadamente através da Rede Sabugal Primus, trabalho de bastidores sem as luzes da ribalta, cujos frutos vão despontando em investimento e em compromissos de propostas, também tem a sua expressão em épocas festivas como esta.

A ‘diáspora’ sabugalense viu reforçados os laços afectivos com as raízes, a saudade foi acarinhada, o sentido de pertença e a identificação com as raízes também se expressa nestes regressos que cada vez mais são aprazíveis para quem cá está e para os que vêm.

Umas Boas Festas para todos

António dos Santos Robalo