‘NATURCÔA’ – Imagem, Natureza e Património

Organizado pelo Município do Sabugal, o evento de fotografia e natureza ‘Naturcôa’ decorreu no primeiro fim de semana de novembro, tendo contado com 113 participantes, cerca de 20 convidados, e um total de 677 carvalhos-negral (quercus pyrenaica) angariados.

Após a intervenção do presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, o ‘Naturcôa’ iniciou o ciclo de conferências, no Auditório Municipal, com a participação de seis oradores de renome: Luís Quinta (fotógrafo e realizador de história natural), Kitato (instagrammer/jornalista do Público), Anabela Paula (bióloga), Rui Gaiola (fotógrafo), Ricardo Guerreiro (fotógrafo e realizador de documentários de natureza) e Domingos Lopes (engenheiro florestal e arquiteto paisagista).

O dia seguinte esteve reservado a um passeio fotográfico pelo concelho, em que os participantes, acompanhados por profissionais da imagem, puderam partir à (re)descoberta do território. Iniciado, de forma simbólica, na Serra das Mesas, onde se preparou o pequeno-almoço em panela de ferro e se fez uma breve interpretação do património geológico aí existente, as famosas mesas de granito. (mais…)