‘QUADRAGÉSIMA’ – UMA EXPERIÊNCIA RELIGIOSA

Quadragésima‘ une cinco concelhos da Beira Interior em torno das manifestações religiosas da Quaresma

Organizada pelos Municípios de Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda e Sabugal, a ‘Quadragésima’ é um projeto em rede de promoção das manifestações da cultura imaterial ligadas ao período da Quaresma. Este ano, devido às restrições, recuperam-se para o meio digital, através de um site próprio e das redes sociais, alguns dos momentos mais marcantes das edições anteriores, exibindo eventos numa riquíssima programação artística com o envolvimento das comunidades locais.

Via Sacra, Procissão dos Passos, encomendação das almas, canto dos martírios, alvíssaras, procissão dos penitentes, são algumas das manifestações religiosas mais conhecidas associadas à Quaresma. A Quaresma representa, no conjunto das suas diversas celebrações, um dos mais diversificados e valiosos conjuntos de manifestações tradicionais da região Beirã. Materialização de um profundo sentir de religiosidade e devoção, a Quaresma evidencia sentimentos coletivos e individuais de pesar e de fé, que conferem a todas as manifestações uma aura de autenticidade e sentimento vivencial que persiste ao longo do tempo nos rituais destas comunidades.

São algumas dessas manifestações genuinamente populares, juntamente com criações artísticas únicas, que poderão ser vistas ao longo de seis semanas, em diversas plataformas digitais.

Roteiro por terras beirãs

Este sentir coletivo está presente em inúmeras comunidades espalhadas pelas aldeias destes municípios. Ao seguir no encalço destas pessoas e da manifestação da sua fé, a programação da ‘Quadragésima’ propõe também um roteiro pelos locais mais emblemáticos desta região. Traçando um mapa dos locais de culto revela percursos que se cruzam também com outros atrativos e pontos de interesse.

Quaresma

O Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã. A expressão Quaresma é originária do latim quadragesima dies, que significa quadragésimo dia. Na Igreja Católica, o Tempo da Quaresma inicia-se na Quarta-feira de Cinzas e culmina na Solenidade de Domingo de Ramos, decorrendo assim os 40 dias da Quaresma. A semana que precede a Páscoa é conhecida na tradição católica como Semana Santa. O Ciclo Pascal compreende três tempos: preparação, celebração e prolongamento. A Quaresma insere-se no período de preparação. Os serviços religiosos deste período preparam a comunidade de fiéis para a celebração da festa pascal, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo após os seus sofrimentos e morte. Esta preparação é feita por meio de jejum, abstinência de carne, penitências, caridade e orações.

Vídeo 

Página de Facebook – ‘Quadragésima’