SABUGAL INTEGRA SECÇÃO DA ANMP “CIDADES INTELIGENTES”
O Sabugal aderiu à secção de municípios “Cidades Inteligentes”, da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que teve a sua primeira reunião plenária no dia 31 de março, em Coimbra, na qual foi aprovado o plano de atividades para 2016/2017.
Esta secção de municípios “Cidades Inteligentes” resulta da já existente Rede Portuguesa de Cidades Inteligentes (RENER) e pretende contribuir ativamente para a definição de políticas públicas de inteligência urbana. Sociedade e Qualidade de Vida; Economia e Inovação; Governação; Mobilidade; Ambiente, Energia e Edificado são as áreas de intervenção prioritárias.
O Sabugal está assim inserido numa rede de territórios mais inovadores, participados, inclusivos, conectados e sustentáveis, em que os municípios atuam como laboratórios vivos (living labs), palcos de desenvolvimento e experimentação de soluções urbanas inovadoras em contexto real.
Brevemente, dar-se-á início à implementação de medidas de eficiência energética no âmbito das candidaturas aprovadas do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC) em vários edifícios municipais, designadamente no que respeita à iluminação.
A EDP Distribuição e o Município estabeleceram uma parceria que resultou na requalificação das infraestruturas elétricas, designadamente a instalação de luminárias LED, na Avenida de São Cristóvão, no Soito. A Câmara Municipal executou as valas, fez a instalação das tubagens, procedeu à reposição do pavimento e adquiriu as colunas e as 57 luminárias LED instaladas, tendo a empresa ficado com a responsabilidade de fornecer os cabos e os armários de distribuição, assegurando também todos os trabalhos de natureza elétrica. A intervenção realizada, além do reforço da qualidade do serviço, garante indiscutíveis ganhos estéticos, ambientais e de bem-estar para a população do Soito.