“SABUGAL + SOCIAL”
No dia 29 de junho de 2016, foi apresentado às Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho do Sabugal o projeto “Sabugal + Social”, que tem como entidades envolvidas o Município do Sabugal, Associação Social e Desenvolvimento ADM Estrela, Associação EAPN Portugal/Rede Europeia Anti- Pobreza, Centro Distrital da Segurança Social da Guarda, Instituto Politécnico da Guarda, Projeto CLDS-3G – Sabugal, Universidade da Beira Interior e Unidade Local de Saúde da Guarda, tendo decorrido a sua apresentação no Museu Municipal, com a participação de 22 IPSS’s.
Depois da sessão de abertura pela vice-presidente da Câmara Municipal, Delfina Leal, seguiram-se as comunicações da coordenadora técnica do projeto, Cátia Azevedo, da Rede Europeia Anti Pobreza; do diretor de Unidade de Desenvolvimento Social e Programas, do Centro Distrital da Guarda do Instituto da Segurança Social, Jorge Pedro; e por fim a apresentação da professora coordenadora e diretora de Mestrado de Sistemas Integrados de Gestão, do Instituto Politécnico da Guarda, Rute Abreu.
Este projeto, designado “Sabugal + Social: uma aposta nas pessoas”, pretende criar um conjunto de soluções de resposta social inovadoras para problemas da comunidade do Sabugal, com impacto positivo superior e comprovado às soluções existentes. Pretende também constituir-se localmente como um motor para a melhoria das respostas a problemas sociais, para a promoção de práticas mobilizadoras do sucesso educativo e melhoria da qualidade de vida do idoso numa ótica de promoção do envelhecimento ativo tanto ao nível de políticas públicas inovadoras como do dinamismo da economia social (terceiro setor). (mais…)
“Sabugal + Social” deseja construir um concelho centrado nas pessoas, fazendo do Sabugal um referencial ao nível de projetos de desenvolvimento social, e com particular enfoque na área do envelhecimento ativo e saudável.
Promover projetos e programas nas áreas de intervenção (social, saúde e educação) e transformar o Sabugal na Capital do Envelhecimento Ativo e Saudável, em Portugal, é o objetivo fundamental do projeto em causa.
Para que esta intervenção seja promotora de desenvolvimento social, a mesma depende do conhecimento obtido sobre a realidade em análise. Esse conhecimento levou a considerar que o projeto “Sabugal + Social” deverá focar-se sobretudo nas seguintes áreas: Social; Saúde; Educação. E consequentemente, centrar a sua atuação na geração de resultados e de impacto em áreas críticas para o desenvolvimento concelhio, tomando como objetivos gerais: A promoção da inclusão social com foco particular em grupos desfavorecidos, a melhoria da empregabilidade, a promoção do envelhecimento ativo, e a maior eficiência no uso de recursos da sociedade e da economia social; A prevenção na área da saúde, implementando projetos de apoio aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente pessoas idosas e com problemas ao nível da demência; O sucesso na educação através de programas de incentivo e valorização da Escola, quer em iniciativas de educação formal e/ou informal, criando parcerias no intuito de qualificar o território e consequentemente de criar mais valor.