VI CONGRESSO EUROPEU DE TURISMO RURAL 

Nos dias 29 e 30 de maio, o Cró Hotel Rural, na Rapoula do Côa, concelho do Sabugal, foi palco do VI Congresso Europeu do Turismo Rural (COETUR), contando com 40 oradores e cerca de 200 participantes.

António Robalo, presidente do Município do Sabugal e das Aldeias Históricas de Portugal, congratulou-se pela troca de ideias e estratégias “por um destino ibérico” partilhadas no decorrer do congresso e  lembrou ainda que o posicionamento do Município e das Aldeias Históricas de Portugal vai de encontro a uma promoção conjunta com Espanha, de modo a melhor promover a nossa oferta turística, concluindo que estamos todos dispostos a alcançar, juntos, esse destino ibérico.

Pedro Machado, presidente da Turismo do Centro de Portugal lembrou que “o tempo e o silêncio são os novos luxos dos dias de hoje e é no interior que os encontramos”.

O secretário de Estado da Valorização do Interior, João Paulo Catarino, também presente na inauguração oficial do COETUR, destacou a importância da cooperação entre Portugal e Espanha “para a promoção turística dos nossos territórios fronteira e a necessidade de que a oferta seja estruturada em rede, com a intervenção direta dos agentes locais, para que aporte valor ao território”. (mais…)

Sob o mote ‘Destino Ibérico, turismo rural sem fronteiras’, de realçar ainda a excelência das comunicações neste evento que pretendeu ser o ponto de encontro e debate do setor, onde se abordaram os problemas como os desafios atuais e futuros, com o principal propósito de aproximar pontos de vista para lá dos limites geográficos entre os territórios.

Durante dois dias de debates, a autenticidade, a preservação do património e envolventes naturais, a calma e a tranquilidade do Interior foram salientadas em vários painéis.

Fernanda Esteves, presidente da Junta de Freguesia de Sortelha, apontou, à margem dos debates, em entrevista à agência EFE, que “a nossa vantagem em relação ao litoral e às zonas urbanas é que nós oferecemos calma, paz e tranquilidade, além da beleza do nosso património histórico”.

Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo, marcou presença na sessão de encerramento do COETUR 2019, saudando a realização do evento, que aconteceu pela primeira vez em Portugal. Destacou, sobretudo, o tema sobre o qual se balizaram os debates do congresso, ‘Destino ibérico, turismo rural sem fronteiras’, cuja discussão considera de extrema importância. De facto, Ana Mendes Godinho realçou a relevância de um trabalho de promoção conjunto dos destinos Portugal e Espanha, como um produto ibérico diferenciado e único, capaz de captar novos mercados, nomeadamente a nível intercontinental. Salientou, ainda, que Portugal e Espanha dispõem de uma oferta inigualável a nível do turismo rural, e que este deve ser promovido, cada vez mais, como a bandeira de um destino ibérico.

Mais fotos aqui