VI JORNADAS DA REDE DAS CETS DE ESPANHA E PORTUGAL

Dada a situação atual ao nível mundial e, mais especificamente, na península ibérica sobre a evolução do COVID-19, e tendo em consideração as recomendações que estão a ser dadas pelas entidades de saúde pública de ambos países, a Câmara Municipal do Sabugal, enquanto organizador da VI edição das Jornadas da Rede da Carta Europeia de Turismo Sustentável de Espanha e Portugal, conjuntamente com o EUROPARC-Espanha, tomaram a decisão, por razões de prevenção, de adiar a realização das jornadas previstas para os dias 24-27 de março de 2020, antecipando que as mesmas tenham lugar entre os dias 04-07 de novembro de 2020.

Entendemos os constrangimentos que esta decisão poderá causar a cada um de vós, mas a evolução da situação atual em ambos países, aconselha a uma decisão responsável que salvaguarde individualmente os participantes e trabalhadores envolvidos, prevenindo um risco que é real e que se pretende conter a todo o custo, diminuindo as probabilidades de contacto social e contágio potencial.

As novas datas das Jornadas foram pensadas a fim de proporcionar a todos os eventuais interessados a oportunidade de participarem também no Naturcôa, que terá lugar nos dias 07-08 de novembro. Pensado ao pormenor, o Naturcôa pretende ser mais do que um evento de fotografia de natureza. Com a natureza como pano de fundo e a imagem como catalisador, pretende que diferentes mundivisões possam trazer novas soluções no âmbito da sustentabilidade e da valorização do património natural do território. Neste momento a programação da edição do Naturcôa 2020 ainda não está totalmente definida, pelo que não irão encontrar muita informação disponível na página. Ainda assim, podem conhecer melhor este projeto aqui, ou através das redes sociais Instagram e Facebook.

Estas Jornadas pretendem favorecer a comunicação entre os atores implicados no projeto e potenciar as ações e o trabalho em Rede ao nível da Península Ibérica. A sua organização é alternada entre Portugal e Espanha e conta com o apoio da Secção Espanhola do EUROPARC- Federação Europeia de Parques. Constituem a Rede um total de 37 áreas protegidas e/ou classificadas, 29 em Espanha e 8 em Portugal.

A CETS é um galardão atribuído pelo EUROPARC aos destinos turísticos baseados numa Área Protegida e/ou Classificada e ao seu entorno, que desenvolveram um trabalho de planeamento turístico do seu território, com base em princípios de sustentabilidade e seguindo uma metodologia participativa de envolvimento ativo dos parceiros locais.

Os interessados em participar nas VI Jornadas das CETS devem efetuar a respetiva inscrição aqui. Está estabelecido um máximo de 85 participantes, dando prioridade aos seguintes perfis: Diretores e pessoal técnico das áreas protegidas e/ou classificadas de Espanha e Portugal reconhecidas com a CETS (ou em processo de adesão); Representantes da Federação EUROPARC; ADL’s e outras entidades públicas ou privadas das Áreas Protegidas e/ou Classificadas reconhecidas com a CETS ou que estejam em processo de adesão; Empresas turísticas aderentes à II Fase da CETS ou que sejam membros do Fórum; Agências de viagens aderentes à III Fase da CETS ou que sejam membros do Fórum; Outras entidades coletivas, associações e outros agentes.

As VI Jornadas da Rede das CETS de Espanha e Portugal são promovidas pelo Município do Sabugal, em parceria com a EUROPARC Espanha e Federação EUROPARC, contando ainda com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas/Reserva Natural da Serra da Malcata, Turismo Centro de Portugal e Municípios de Almeida e Penamacor.