VI JORNADAS DA REDE DAS CETS DE ESPANHA E PORTUGAL

Entre os dias 24 e 27 de março, o Sabugal recebe as VI Jornadas da Rede das Cartas Europeias de Turismo Sustentável (CETS) de Espanha e Portugal, uma iniciativa das áreas protegidas e/ou classificadas espanholas e portuguesas que têm obtido esse reconhecimento.

Estas Jornadas pretendem favorecer a comunicação entre os atores implicados no projeto e potenciar as ações e o trabalho em Rede ao nível da Península Ibérica. A sua organização é alternada entre Portugal e Espanha e conta com o apoio da Secção Espanhola do EUROPARC- Federação Europeia de Parques. Constituem a Rede um total de 37 áreas protegidas e/ou classificadas, 29 em Espanha e 8 em Portugal.

A CETS é um galardão atribuído pelo EUROPARC aos destinos turísticos baseados numa Área Protegida e/ou Classificada e ao seu entorno, que desenvolveram um trabalho de planeamento turístico do seu território, com base em princípios de sustentabilidade e seguindo uma metodologia participativa de envolvimento ativo dos parceiros locais.

Os interessados em participar nas VI Jornadas das CETS devem efetuar a respetiva inscrição aqui. Está estabelecido um máximo de 85 participantes, dando prioridade aos seguintes perfis: Diretores e pessoal técnico das áreas protegidas e/ou classificadas de Espanha e Portugal reconhecidas com a CETS (ou em processo de adesão); Representantes da Federação EUROPARC; ADL’s e outras entidades públicas ou privadas das Áreas Protegidas e/ou Classificadas reconhecidas com a CETS ou que estejam em processo de adesão; Empresas turísticas aderentes à II Fase da CETS ou que sejam membros do Fórum; Agências de viagens aderentes à III Fase da CETS ou que sejam membros do Fórum; Outras entidades coletivas, associações e outros agentes.

As VI Jornadas da Rede das CETS de Espanha e Portugal são promovidas pelo Município do Sabugal, em parceria com a EUROPARC Espanha e Federação EUROPARC, contando ainda com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas/Reserva Natural da Serra da Malcata, Turismo Centro de Portugal e Municípios de Almeida e Penamacor.