WEBINAR ‘AS UNIVERSIDADES SENIORES EM PORTUGAL, A APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA E O ENVELHECIMENTO ATIVO’

24 de março | 15 horas

O CLDS 4G ‘Sabugal Ativo’, o Município do Sabugal e os Centros Locais de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta (UAb) do Sabugal e de Mêda promovem, no dia 24 de março, às 15 horas, o webinar intitulado ‘As Universidades Seniores em Portugal, a Aprendizagem ao Longo da Vida e o Envelhecimento Ativo’.

Perante o progressivo envelhecimento da sociedade e o aumento da longevidade, as questões do envelhecimento ocupam um lugar cada vez mais relevante na atual agenda política. De facto, a velhice apresenta-se, nas sociedades ocidentais, como uma experiência tão ambígua quão desafiante, que merece respostas cada vez mais orientadas para a promoção do bem-estar social da geração idosa.

Numa primeira parte, Carlos Mendes, mestre em Relações Interculturais da Universidade Aberta e aluno no doutoramento em Relações Interculturais, debruça-se, de forma despretensiosa e sucinta, sobre três fenómenos intrinsecamente ligados a este conceito nuclear da área das Ciências Sociais: as Universidades Seniores como forma de participação e inclusão social; a Aprendizagem ao Longo da Vida como experiência promotora de  conhecimento e de desenvolvimento baseado na finitude humana; e o envelhecimento ativo como processo de otimização das oportunidades de saúde e participação, na busca de uma melhor qualidade de vida.

Numa segunda parte, será apresentada a Universidade Sénior do Sabugal, desde a sua criação à sua expansão e afirmação local em prol de um envelhecimento feliz e ativo.  Por último, será feito o lançamento do livro ‘Memórias da Minhas Terra – Histórias e Estórias do Concelho do Sabugal’, editado em 2020 pelo Município do Sabugal e cuja apresentação foi adiada devido à pandemia. Este livro resulta do Projeto de Escrita Aberta, promovido pelo Município do Sabugal e pelo CLA da Universidade Aberta do Sabugal no ano letivo de 2017/2018, e contou com a participação ativa de alunos da Universidade Sénior do Sabugal e de outros idosos do concelho.

A participação no webinar é gratuita, mas carece de inscrição, até ao dia 23 de março, aqui.

Mais informações:

CLDS 4G ‘Sabugal Ativo’