WORKSHOP DE CRIAÇÃO DE CURTAS-METRAGENS NO SABUGAL

Nos dias 27 e 28 de fevereiro, o Sabugal acolhe a II Extensão do Festival CineEco, organizada pelo Município do Sabugal e pelo Centro Local de Aprendizagem (CLA) da Universidade Aberta.

Face ao sucesso da primeira edição, a organização volta a apostar na consciencialização ambiental do público escolar, com novos desafios para todos os ciclos de ensino. Assim, os alunos do ensino secundário, profissional e regular, são desafiados a realizar uma curta-metragem sobre uma temática ambiental à sua escolha, individualmente ou em grupo, e a apresentá-la à organização do certame até dia 14 de fevereiro.

Para auxiliar os estudantes na conceção e edição dos vídeos, o Município do Sabugal e o CLA da Universidade Aberta promoveram, no dia 16 de janeiro, um workshop de criação de curtas-metragens, em parceria com o Agrupamento de Escolas do Sabugal. Para o efeito, Paulo Vinhas Moreira, realizador do documentário ‘A gíria de Quadrazais’, dinamizou quatro sessões, com as diferentes turmas, onde explicou os fundamentos da realização cinematográfica e transmitiu alguns conceitos e informações práticas na hora de realizar um vídeo de curta duração.

A curta-metragem vencedora será premiada e exibida na sessão da Extensão do Sabugal destinada aos alunos do ensino secundário, no dia 27 de fevereiro, assim como na sessão noturna de dia 28, aberta ao público em geral. Será, ainda, incluída na programação da XXVI edição do Festival CineEco de Seia, a decorrer em outubro de 2020.