BALOIÇOS

CONTEMPLE, SINTA… SURPREENDA-SE!

Construídos para embelezar ainda mais as Aldeias do nosso Sabugal os baloiços panorâmicos tornaram-se já uma das atrações mais procuradas por quem cá vive e por quem o visita.

Andar de baloiço remete-nos sempre para a nossa infância, sentimos sempre uma grande liberdade por sentir a natureza, e é exatamente isso que os Baloiços oferecem a quem a visita, para além de se apreciarem as belas paisagens que rodeiam o nosso território.

Neste percurso que abrange seis aldeias do Concelho podemos encontrar sítios emblemáticos como as ruínas do Sabugal Velho na Serra do Homem de Pedra, na freguesia de Aldeia Velha, onde a atração principal é agora, o baloiço em forma de Forcão. Com cerca de 7 metros de altura e 350kg este baloiço feito pela junta de freguesia de Aldeia Velha, o Centro Recreativo e Cultural de Aldeia Velha e o Conselho Diretivo dos Baldios de Aldeia Velha teve como principal objetivo a homenagem a uma das tradições mais importante do nosso território, a Capeia Arraiana, esta que é Património Cultural Imaterial desde 2011.

Erguido a cerca de 900 metros de altitude este baloiço dá a quem o visita a oportunidade de contemplar uma vista panorâmica de 360º. Despertando também nos seus visitantes um misto de emoções entre a tradição cultural e a tradição religiosa, uma vez que ao seu lado se encontra também a Capela de Nossa Senhora dos Prazeres.

Baloiço de Aldeia Velha
(Cabeço de Nossa Senhora dos Prazeres – Serra do Homem de Pedra, Aldeia Velha)

A cerca de 20 quilómetros da Serra do Homem de Pedra encontramos mais um baloiço panorâmico com grande significado. É no Chão da Forca que encontramos o Baloiço Panorâmico de Vilar Maior. A estrutura deste baloiço configura as iniciais do nome da localidade, formando um conjunto harmonioso e dando-lhe assim um grande significado. A partir deste local podemos contemplar a bonita aldeia de Vilar Maior, uma antiga vila medieval, com um rico património histórico do qual sobressai o seu imponente castelo, castelo este que faz parte da nossa Rota das Cinco Vilas Medievais.

Podemos ainda a partir deste baloiço avistar a cidade da Guarda e a Serra da Estrela. A ideia deste baloiço partiu da Associação Muralhas de Vilar Maior e tem como principal objetivo a contemplação da paisagem que o rodeia, o local convida também quem o visita a ficar, para conseguir apreciar o deslumbrante pôr-do-sol que é possível ver a partir daquele mesmo local.

Baloiço do Chão da Forca
(Chão da Forca, Vilar Maior)

Saindo de Vilar Maior, e percorrendo aproximadamente 14 quilómetros chegamos ao Largo da Igreja do Seixo do Côa onde temos a oportunidade de sentir a brisa do vento no Seixo´s Tower Swing, um baloiço panorâmico simples de madeira. Localizado junto à Torre da Igreja da aldeia, dá a oportunidade a quem o visita de apreciar a maravilhosa paisagem que o rodeia. Contruído com materiais sobrantes de outras obras pela União de Freguesias do Seixo e Valongo do Côa, este baloiço partiu da imaginação de um jovem de Lisboa, com ligações ao Seixo do Côa.

Seixo´s Tower Swing
(Largo da Igreja, Seixo do Côa)

A pouco mais de 20 quilómetros do Largo da Igreja do Seixo do Côa encontramos a Zona de Lazer do Mosqueiro, em Penalobo. Aqui os apaixonados pela natureza, e pelo despertar dos sentidos, têm a oportunidade de encontrar mais um dos seis baloiços panorâmicos. Em forma de cabeça de lobo, com um coração no centro, este convida quem o visita a deixar-se apaixonar pela vista em seu redor. Um baloiço criado pelo Centro Recreativo e Cultural de Penalobo que tem por ideia principal homenagear o lobo, animal mítico, que deu origem à denominação da localidade de Penalobo, e dos seus habitantes ‘Falupos’.

Baloiço de Penalobo
(Junto à Zona de Lazer do Mosqueiro, Penalobo)

Nove quilómetros separam o baloiço de Penalobo do baloiço da Bendada. A aldeia da Bendada sempre foi reconhecida pela sua dedicação e amor pela música, em 2020 a sua banda filarmónica celebrou 150 anos, e foi, como forma de celebração que foi criado este tão característico baloiço panorâmico em forma de notas musicais, pela Junta de Freguesia da Bendada. Localizado na ‘Eirinha’ onde antigamente se tocava a alvorada, em dias de festa, este baloiço dá a quem o visita a possibilidade de desfrutar da bela vista que se divide entre a Serra da Estrela e a Serra da Gardunha sempre ao som do silêncio tranquilizador de toda a sua envolvente.

Baloiço da Eirinha
(Sítio da Eirinha, Bendada)

O nosso último ponto fica a 40 quilómetros de distância da Bendada, na nossa bela Serra da Malcata. Reconhecida pelas suas únicas paisagens a Reserva Natural da Serra da Malcata tem agora uma nova atração para quem a visita. É junto ao posto de Vigia da Machoca que encontramos o Baloiço da Machoca. A paisagem que o envolve é única e maravilhosa, é possível, através desse tão belo local deslumbrar os olhares com um pôr-do-sol único com vista para a serra e para a barragem do Sabugal. Um baloiço simples que permite sentir toda a tranquilidade e paz que a Serra transmite!

Baloiço da Machoca
(Junto ao Posto de Vigia da Machoca, Limite administrativo de Quadrazais – Serra da Malcata)

Um território cheio de encantos que conta agora com mais uma atração para quem o visita e para quem por cá vive. Os Baloiços vêm juntar-se aos outros inúmeros encantos que o nosso Concelho tem para oferecer, desde as belas águas do Rio Côa que proporcionam momentos de lazer a quem as procura, às nossas únicas vilas medievais que nos fazem viajar até ao passado e claro sem esquecer a nossa bela gastronomia que todos admiram. Deixe-se surpreender por estes e outros encantos.

‘SABUGAL SURPREENDA OS SENTIDOS’