BALCÃO ÚNICO DO PRÉDIO – BUPi

A adesão do Município do Sabugal ao Balcão Único do Prédio (BUPi) permite localizar os terrenos de que é titular, através do procedimento de Representação Gráfica Georreferenciada – RGG.

Este novo serviço de cadastro simplificado pode ser efetuado no balcão de atendimento BUPi, com o apoio do técnico habilitado, ou no site bupi.gov.pt, permitindo desenhar um polígono que represente o seu terreno (RGG) e anexar a documentação de titularidade.

O BUPi está instalado no edifício da Câmara Municipal do Sabugal, na Praça da República, e em funcionamento desde novembro de 2021. O atendimento é efetuado por marcação prévia (obrigatória) através do telefone: 271 751 042 ou email: bupi@cm-sabugal.pt.

Estão também a decorrer sessões de atendimento do BUPi pelas Freguesias, das 09h30 às 12h00 e das 14h30 às 16h30.

Referir 4 motivos essenciais para registar as suas propriedades:

• Para garantir os seus direitos de propriedade. A inscrição dos terrenos nas Finanças não é suficiente para garantir a proteção dos seus direitos de propriedade. Para isso precisa de fazer o registo na Conservatória do Registo Predial, que será gratuito ao apresentar a localização da sua propriedade, obtida através do BUPi.
  • Porque o registo na Conservatória é obrigatório quando se pretende comprar ou vender um terreno.
  • Para ajudar na gestão do território e valorização dos recursos.
  • Porque pode fazê-lo de forma gratuita, se apresentar a RGG obtida através do BUPi, pelo período de 4 anos a contar da data de adesão do Município do Sabugal ao BUPi.

Documentação necessária para registo da Representação Gráfica Georreferenciada:

Proprietário ou cônjugue

Comproprietário
– Certidão da Conservatória ou outro documento que comprove a propriedade
– Caderneta predial ou n.º da matriz – identificação dos restantes comproprietários

Herdeiro
– NIF da herança
– Participação do imposto de selo ou habilitação de herdeiros

Pessoa coletiva
– NIPC
Se sujeita a registo:
– Certidão Permanente
Se não:
– Estatutos
– Nomeação de órgãos sociais – termo de posse

Representante
– Procuração assinada

Notas:
– Caso não possua esta informação não será possível fazer o registo da RGG;
– Apenas serão registados os prédios rústicos ou mistos, os urbanos não são passíveis de inserir no BUPi;
– O promotor deverá saber a localização e configuração geométrica do prédio ou trazer uma planta/ficheiro com a informação georreferenciada do prédio.

Mais informações:

Email: bupi@cm-sabugal.pt