Carta Arqueológica

O Município do Sabugal deu acesso livre à Carta Arqueológica.

Os munícipes podem consultar a informação sobre os sítios arqueológicos de cada freguesia, que se encontravam na Base de Dados Municipal. Paralelamente, no âmbito do planeamento e gestão de obras públicas, os organismos e instituições públicas ou privadas podem consultar as ocorrências arqueológicas existentes na área de incidência de qualquer empreendimento, sabendo antecipadamente da sua existência, prevendo medidas de mitigação e evitando impactos patrimoniais.

A Carta Arqueológica constitui um órgão consultivo para planeamento do território. Nesta versão online resume-se apenas a uma superfície cartográfica com os dados principais, não visando contar a história da ocupação do território, nem ser um roteiro turístico patrimonial.

O detalhe de localização dos sítios arqueológicos não é rigoroso, tendo em conta os procedimentos habituais aconselhados pela comunidade arqueológica internacional, seguidos no Inventário do Património Arqueológico Nacional (https://arqueologia.patrimoniocultural.pt/) que visam a proteção dos dados e o impedimento na deteção e saque de vestígios arqueológicos por grupos organizados do tráfico internacional. O nosso património deve ser protegido das ameaças existentes, que são reais também no nosso concelho fronteiriço.

Por fim, informamos que está prevista a publicação de um número monográfico da revista do Museu do Sabugal com este catálogo do património arqueológico municipal, devidamente contextualizado e ilustrado, e mais orientado para a componente histórico-cultural.

Carta Arqueológica disponível aqui