CINE ECO DE SEIA NO SABUGAL

A convite do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta, o Município do Sabugal recebe no próximo dia 28 de julho, sexta-feira, o Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela – Cine Eco | Seia. Na ocasião será exibido o filme “Contrabando”, do realizador Paulo Vinhas, que obteve uma Menção Honrosa na Competição Lusofonia no CineEco 2016.

O documentário, com duração de 52 minutos, será projetado na Biblioteca Municipal do Sabugal, pelas 15 horas, no âmbito das “Férias em Ação” promovidas pelo Município do Sabugal, e no Auditório Municipal do Sabugal, às 21h30, para o público em geral. A sessão da noite será precedida de uma intervenção de Paulo Vinhas, realizador da longa-metragem, e de Mário Branquinho, diretor do CineEco e responsável da Casa Municipal da Cultura de Seia.

A entrada é gratuita.

Sinopse:
“Este documentário regista testemunhos de gentes locais que se dedicaram durante os anos 80, até à celebração do tratado de Schengen, à prática do contrabando. São testemunhos autênticos e honestos de ambos os lados da “Raia”, desde Marvão até Meimoa. Antigos contrabandistas e antigos guardas-fiscais são as personagens principais deste documentário, mas mais testemunhos há que relatam a experiência do contrabando e o fenómeno do seu desaparecimento. Assim, o filme propõe uma reflexão acerca do estado destas zonas raianas e da formação das suas diferentes identidades.”