PROJETO PLOWDER

Aldeias Históricas de Portugal, Universidade de Aveiro, Instituto Politécnico da Guarda e Turismo Centro de Portugal desenvolvem método pioneiro para analisar territórios de baixa densidade.

Os resultados do Projeto PlowDeR vão ser apresentados no dia 3 de abril, na Aldeia Histórica de Linhares da Beira. Este projeto, desenvolvido em parceria pelas Aldeias Históricas de Portugal (AHP), Instituto Superior de Contabilidade e Administração da Universidade de Aveiro (UA), Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e Turismo do Centro de Portugal (TCP), criou um sistema de monitorização que vai permitir medir o impacto económico e social das atividades geradoras de riqueza nos territórios de baixa densidade.

O Projeto PlowDeR é, assim, absolutamente pioneiro, uma vez que foi criado com o objetivo de dar resposta às lacunas na recolha de informação estatística nos territórios de baixa densidade – em
especial à falta de dados qualitativos. O impacto económico e social dos territórios de baixa densidade em geral, e das AHP, em particular, não está suficientemente estudado, por falta de
indicadores.

O projeto-piloto foi desenvolvido durante 18 meses, a partir de setembro de 2017, no território abrangido pelas AHP. A essência e valia patrimonial inigualável das AHP mobilizaram as esferas decisórias para a modelação de um projeto de desenvolvimento socioeconómico assente no património, conferindo-lhe desde a sua génese vocação para o turismo.

Com o Projeto PlowDeR reafirma-se a capacidade da Rede das Aldeias Históricas de Portugal de ser um território inovador, como aliás está plasmado na sua visão. (mais…)