ARTE & CAPEIA

A Capeia é uma das mais expressivas manifestações de tauromaquia popular do país, tendo como espaço de vivência a raia sabugalense.

É no mês de agosto que a Capeia se manifesta mais autêntica, mais participada, enquanto identitária das comunidades onde se realiza.

A Capeia dá um forte sentido de pertença às comunidades e reforça laços afectivos com as gentes e a geografia; para ela converge a diáspora no mês de agosto, porque a Capeia cria raízes fortes e alimenta-se de paixão, de coragem, de arrojo.

Foi a primeira manifestação de Cultura Imaterial a ser registada no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (novembro de 2011).

A Capeia tem inspirado artistas vários e muitas são as produções artísticas que têm surgido. A mais recente produção artística são duas peças, um touro e uma representação da galha esquerda do forcão, autoria do multifacetado Fernando Birra.

É uma obra impressionante, tem força, caráter, demonstra sensibilidade e afición.

Para já, está exposta na Praça da República, em frente à Câmara Municipal do Sabugal; é merecedora de uma visita demorada e atenta.