BANCO LOCAL DE VOLUNTARIADO E BANCO DE RECURSOS NO SABUGAL

O Centro Dr. José Diamantino dos Santos (Biblioteca Municipal) acolhe o Banco Local de Voluntariado – Toc´Ajudar e Banco de Recursos.

No que refere ao Banco Local de Voluntariado – Toc´Ajudar este surgiu em 2006, no âmbito do trabalho desenvolvido pela Rede Social.

São objetivos do Banco Local de Voluntariado: receber os pedidos de pessoas interessadas em ser voluntários e das entidades que os pretendem integrar; encaminhar os voluntários para as instituições; sensibilizar a comunidade para o voluntariado; divulgar programas e oportunidades de voluntariado e dar à população as informações necessárias sobre voluntariado.

O Toc´Ajudar conta com um grupo de 58 voluntários, com idades compreendidas entre os 19 e os 69 anos, com residência em 12 freguesias do concelho do Sabugal e com níveis de escolaridade e áreas de interesses muito divergentes.

Relativamente ao Banco de Recursos este é um projeto a funcionar desde 2009, criado no âmbito do Programa Rede Social.

Pretende constituir-se como um complemento à intervenção social da autarquia, promovendo a recolha e a doação de bens a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Através do Banco de Recursos são atribuídos de forma gratuita bens, tais como têxteis, mobiliário, vestuário, calçado, brinquedos, entre outros. Também se pretende com este projeto combater o desperdício e potenciar um maior envolvimento da sociedade civil, na recolha de bens.

Funciona em articulação com o Banco Local de Voluntariado às terças e sextas-feiras (entre as 15 e as 17 horas), com o apoio de cinco voluntárias.

O Banco de Recursos e o Banco de Voluntariado têm vindo a desenvolver-se como iniciativas que visam a promoção do desenvolvimento social local, acreditando na iniciativa, cooperação e trabalho em rede.