‘BEIJO SEM FIM’ | SORTELHA – 2019

De 28 a 30 de junho, a mais romântica das Aldeias Históricas – Sortelha – acolheu o evento ‘Beijo sem Fim’, o primeiro do ciclo ’12 em Rede | Aldeias em Festa’.

Nesta terceira edição do ‘Beijo sem Fim’, Sortelha recebeu-nos em tons de azul, num projeto cenográfico de Beatriz Rodrigues.

Inspirados pela Lenda do Beijo Eterno, apresentámos um programa repleto de música, gastronomia, animação de rua, experiências orientadas, visitas guiadas encenadas que contaram com a participação da comunidade, experiência da merenda amorosa nos recantos de Sortelha, entre outras atividades.

Ao longo de três dias experienciaram-se antigas vivências do quotidiano dos habitantes da aldeia, com a recriação da ceifa e da malha.

O regresso às raízes esteve também garantido na abordagem à gastronomia identitária, numa reinterpretação contemporânea e com o conceito de sustentabilidade como premissa, com o chef Paulo Matias.

Foram, ainda, exploradas e partilhadas diversas abordagens artísticas à Lenda do Beijo Eterno, através de histórias de papel e de ateliers de pedras amorosas, corações em origami e macramé ‘dar o nó’. (mais…)

Rompendo o silêncio das muralhas, e evocando sonoridades tradicionais, ouviu-se música escolhida a preceito: concerto com Celina da Piedade (Quinteto), mas também ‘Acordeão ao Luar’, em que marcaram presença Ratoi Radu (campeão do mundo 2018), Bruno Gomes, Jorge Alves, Rodrigo Maurício e Márcio Cabral, e ainda danças e cantares tradicionais, pela Associação Etnográfica de Sortelha – Rancho Folclórico.

Este evento foi promovido pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, numa organização do Município do Sabugal, Junta de Freguesia de Sortelha, Associações e Agentes económicos locais. Uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

O nosso agradecimento a todos os visitantes e participantes!

Depois de Sortelha, o ciclo prossegue com eventos no Piódão (6 e 7 de julho), Linhares da Beira (12 a 14 de julho), Marialva (20 e 21 de julho), Castelo Novo (27 e 28 de julho), Castelo Rodrigo (6 e 7 de setembro), Castelo Mendo (20 e 21 de setembro), Trancoso (4 a 6 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 3 de novembro), Monsanto (8 a 10 de novembro), Almeida (21 e 22 de dezembro) e Belmonte (27 a 30 de dezembro).

Mais fotos aqui

ALDEIAS HISTÓRICAS DE PORTUGAL
1 DESTINO QUE SÃO 12.