BOLETIM E AGENDA MUNICIPAL

dezembro //2019

O presente Boletim, que abrange um período mais alargado do que o costume, é marcado pela partida de Jesué Pinharanda Gomes em 27 de julho passado. Um vulto enorme da cultura e do pensamento português que queremos aqui realçar, destacando as obras últimas do seu pensamento e das homenagens, nomeadamente o doutoramento Honoris Causa em 2018.

Referência nacional na filosofia, a morte de Pinharanda Gomes deixou consternados os que com ele mais de perto privaram, trabalharam, filosofaram… a estes se juntou o Presidente da República quer nas exéquias fúnebres, quer na homenagem póstuma com a entrega das insígnias de Comendador da Ordem de Sant’Iago da Espada à viúva de Jesué Pinharanda Gomes.

De entre os muitos acontecimentos que marcaram os últimos meses, destaque para o ‘Dia do Concelho’ – 10 de novembro – em que se evoca a confirmação do Foral ao Sabugal e a Vilar Maior por D. Dinis (10 de novembro de 1296), data que já se afirmou no calendário do concelho. Por tradição, o Dia do Concelho constitui um espaço institucional de reconhecimento / homenagem às individualidades e entidades que se destacaram na sua área de intervenção, tendo este ano sido homenageados com a Medalha de Mérito Cultural Alcínio Vicente e João Reis, ilustres sabugalenses, que ao longo da sua vida se distinguiram como homens da cultura e da promoção e afirmação da identidade raiana.

O final do ano é também, por um lado um tempo de balanço – avaliar o trabalho desenvolvido e os objetivos a que nos tínhamos proposto; por outro lado, este é um período de preparação do novo ano e do Orçamento para 2020, sendo necessário definir objetivos e estratégias, programar as iniciativas e atividades que estimulem a atratividade e o investimento, que promovam a cultura, o desporto, o lazer, a qualidade de vida que permitam chegar ao final do próximo ano com um sorriso vitorioso, de sucesso profissional, pessoal e social. Para isso é necessário colocar toda a nossa força, vontade, empenho e coragem quer na vida profissional quer na vida pessoal e familiar. A qualidade e o nível do cumprimento dos orçamentos das muitas entidades e instituições do concelho – é muito significativo o número de associações, entidades e organismos no concelho – depende muito de uma atempada programação e dum cuidadoso planeamento que, antes de vertidos no orçamento, devem ser precedidos de reflexão e debate nas organizações, a que não deve ser alheia a disponibilidade dos recursos necessários.

O mês de dezembro terá, como já é habitual, um conjunto de atividades de Natal em que se pretende celebrar, mais do que uma data, um espírito, um sentido de família. E para dar expressão e estimular o espírito do Natal, mais uma vez estará patente ao público, no Largo da Fonte, no Sabugal, um Presépio por onde os visitantes podem circular e deixar-se inebriar, com algum realismo bucólico, pelo nascimento de Jesus.

Porque o Natal e o fim de ano se aproximam a passos largos, aproveito para desejar a todos os munícipes umas festas felizes repletas da nobreza de sentimentos tão próprios desta quadra festiva, e desejar a todos um Bom Ano.

António Robalo
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal