BOLETIM E AGENDA MUNICIPAL À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE!

julho • agosto • setembro ‘2018

“Depois de um inverno que se arrastou primavera adentro, eis-nos chegados ao verão que se vinga com calor no ameno primaveril que nos passou ao lado. E com o calor começam os receios dos incêndios, incêndios que em 2017 flagelaram o país, deixando imensas feridas ainda abertas e que vão demorar a cicatrizar.

Desde há um ano, tem-se investido na prevenção, desenvolvido estratégias de combate ao fogo e promoveram-se novos comportamentos de cuidado com a floresta e a limpeza preventiva das áreas críticas. Trabalho que é preciso continuar, a par do desenvolvimento de uma cultura cívica e do empenho do Estado, no sentido de haver uma clara e determinada estratégia nacional de valorização e preservação da nossa floresta e do espaço rural.

Os próximos três meses são, para muitos, um tempo de férias, de descanso, de regresso à terra natal. O concelho do Sabugal – com as suas tradições, os seus usos e costumes, as suas expressões de cultura e de cultura popular, as suas Capeias e as suas festas religiosas e profanas – continua a ser um porto de abrigo aos muitos sabugalenses espalhados pelo país e pelo mundo e que todos os anos aqui regressam para recordar, partilhar, viver…

É grande e diversificada a oferta que todas as localidades do concelho têm para os que regressam e os que cá residem e resistem. Algumas atividades têm-se afirmado, e pela sua regularidade têm vindo a fidelizar públicos, cada vez em maior número: destacamos, em julho, de 13 a 15, mais uma realização da ‘AgroRaia – Feira Agrícola’, este ano nos Forcalhos, e, de 20 a 22 mais um ‘Surpreenda os Sentidos’, no Castelo do Sabugal e na sua envolvente; em setembro, de 21 a 23, Sortelha será o palco de mais um ‘Muralhas com História’.

No âmbito desportivo, destaca-se no dia 6 de agosto mais um encontro do Sabugal com a Volta a Portugal em Bicicleta, recebendo a partida da etapa do dia, e a 3.ª prova de BTT do Troféu Race Nature, que o concelho do Sabugal vai acolher entre os dias 14 e 16 de setembro. Compreendendo o incómodo que as condicionantes de trânsito podem causar à rotina da vida Sabugalense, pedimos compreensão com a certeza firme que as vantagens coletivas serão sempre maiores que as desvantagens individuais!

Mas se muita é a oferta cultural para o futuro, igualmente é de registar o que aconteceu. E não podíamos deixar de fazer uma referência ao Colóquio de Homenagem a Jesué Pinharanda Gomes, que se realizou em junho, nos dias 8 (UBI) e 9 (Sabugal). O Colóquio – que surgiu na sequência da concessão do Doutoramento Honoris Causa a Pinharanda Gomes, pela Universidade da Beira Interior, no passado dia 20 de março – pretendeu ser um momento de estudo e de partilha sobre a obra, o pensamento e a vida de Pinharanda Gomes: «Celebrar o Saber Amigo».

Numa coorganização da Câmara Municipal, Universidade Aberta e Universidade da Beira Interior, neste Colóquio de Homenagem participaram estudiosos e investigadores do mais alto gabarito, com excelentes comunicações a merecer edição. Houve ainda lugar, no dia 9, a uma visita ao ‘Centro de Estudos Jesué Pinharanda’ (Biblioteca Municipal) e celebrar este 6.º aniversário do Centro que se tem vindo a afirmar e que pretendemos promover ainda mais enquanto polo difusor do conhecimento.

O concelho do Sabugal – porque se orgulha de ter dado ao país uma individualidade do nível do Pinharanda Gomes – tem assumido a responsabilidade com o seu legado e o compromisso com a cultura, com a promoção do saber e a difusão do conhecimento.

Bem-haja Pinharanda Gomes”

António dos Santos Robalo