BOLETIM MUNICIPAL N.º 1/2023

Caros Munícipes, amigas e amigos,

Como saberão, a nossa cultura e tradições são fundamentais. Assim, a quadra natalícia é sinónimo do já tradicional “Sabugal Presépio”, que regressa para envolver os sabugalenses, e todos os visitantes, no verdadeiro espírito natalício, com a recriação do Presépio de Belém, numa escala única em Portugal.

A quadra natalícia, junto daqueles que amamos e que nos são mais próximos, é também tempo de retrospetiva, de retirar lições para melhor seguir em frente e de saborear os sucessos que juntos alcançámos.

Em 2022 o Sabugal assumiu a sua vocação em ser um centro nacional de debate para a Energia e Tecnologia. A ENERTECH – Feira das Tecnologias para a Energia, que se vai realizar de 12 a 15 de outubro 2023, passando a partir deste ano, a realizar-se a cada dois anos, intercalado pela realização de conferências ligadas aos setores da energia, da sustentabilidade ambiental e da inovação tecnológica, as ENERtalks.

Este foi um ano de cultura, de consolidação da oferta já existente e criação de novas propostas. A eventos já bem conhecidos dos sabugalenses como o Festival Sete Sóis Sete Luas, este ano, a novidade foi o Festival “Sons do Côa”, coorganizado com a Associação Cultural Oito Ecos, com o propósito de colocar estilos musicais em diálogo com o nosso próprio património cultural.

Ao longo do ano, a Serra da Malcata esteve também entre as nossas prioridades. Desde logo através do Plano de Cogestão da Reserva Natural da Serra da Malcata, que apresentámos em Penamacor e Sabugal e que passará pela sensibilização, capacitação e comunicação alinhada com as melhores estratégias internacionais de preservação. Depois, o Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem da Serra da Malcata, para dotarmos o nosso território em ser mais resiliente aos fogos florestais e, simultaneamente, de conseguir gerar atividades económicas sustentáveis. Referência ainda para a revalidação da Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) que este ano levámos a cabo com sucesso.

O trabalho feito até aqui dá-nos a responsabilidade de continuar a fazer tudo pelo Sabugal no novo ano que se aproxima. É com isso em mente, com todos os desafios e oportunidades que identificamos, com todas as ideias e planos que temos para tornar o Concelho do Sabugal um lugar ainda melhor, que vos desejo um Santo Natal e um Próspero Ano Novo.

Vítor Proença
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal