BOLETIM MUNICIPAL N.º 3/2022

Caros Munícipes, amigas e amigos,

Agora que 2022 se aproxima do fim, é tempo de olharmos e trabalharmos jun­tos para garantirmos o Nosso Futuro a curto, médio e longo prazo.

A curto prazo, porque a Terra e as gerações futuras não po­dem esperar, importa pensar na defesa do meio ambien­te. E devemos começar pelo que nos toca, a do Sabugal.

À seca extrema que se tem vivido, o Município respon­deu com a revisão do Plano de Contingência, centrado na organização da rede de abas­tecimento de água secun­dária para apoiar a atividade agropecuária e organizar a rede logística de combate a incêndios. Aos agricultores afetados pelos incêndios, ajudámos no levantamento dos prejuízos para a recons­tituição ou reposição do po­tencial produtivo das explo­rações agrícolas danificadas.

Aos mais jovens, porque eles são o futuro, em conjunto com o projeto de educação ambiental SEEDS, oferece­remos atividades, dirigidas aos alunos do 8.º ano, de va­lorização dos recursos en­dógenos do território e das atividades económicas eco­logicamente sustentáveis, que daí podem surgir.

Falar de um futuro a médio e longo prazo implica também falar de investimento e de no­vas formas de o atrair, bem como de promover o nosso Território. Investir na qualida­de de vida dos “nossos” é a nossa prioridade. Para isso, este Executivo Municipal em­pregará 6M€ em obras de re­qualificação da cidade, com os quais se melhorará aces­sos e circulação, requalificar­-se-á a praia fluvial do Sabu­gal e se criará o Smart Work Center no Parque Industrial.

Foi também a pensar nos “nossos” que formalizámos a adesão à Rede de Apoio Ao Investidor da Diáspora para atrair investimento para o Sa­bugal, enquanto apoiamos os emigrantes e lusodescen­dentes sabugalenses espa­lhados pelo mundo.

Pensar no futuro é também encontrar novas formas de promover o que é nosso. Na Feira do Touro e do Ca­valo apresentámos a marca ALGU DO SABUGAL, com a qual se pretende, enquanto motor agregador das várias atividades económicas do Município, atrair investimen­to, conhecimento, turismo e pessoas, contribuindo para a afirmação do Sabugal no contexto nacional.

Olhemos, por isso, para 2023 como um ano em que con­tinuaremos, como tem sido nosso hábito, a caminhar se­guramente para um futuro melhor.

Vítor Proença
Presidente da Câmara Municipal do Sabugal