CICLO ’12 EM REDE’ LEVA A FESTA ATÉ ALMEIDA A 18 E 19 DE MAIO

– Condenação do Tenente-Rei Francisco Bernardo da Costa e Almeida, “por cometer fraqueza”, é o tema central da iniciativa, que recorda o papel da fortaleza nas Invasões Francesas.

– Visitantes recebidos com cantos e contos, gastronomia, visitas encenadas, História e estórias, oficinas e muita, muita festa!

A festa está de regresso a Almeida no fim de semana de 18 e 19 de maio! Nesses dias, esta Aldeia Histórica recebe o segundo evento do Ciclo ‘12 em Rede | Aldeias em Festa’, conjunto de iniciativas que levam a animação e a cultura às 12 Aldeias Históricas de Portugal.

A festa em Almeida tem como tema central ‘1810 e os Mistérios da Queda de Almeida: lembrando o Tenente-Rei Francisco Bernardo da Costa e Almeida e o seu tempo…’. Como o nome indica, o evento vai transportar os visitantes até à época das Invasões Francesas, quando Almeida foi um baluarte da resistência luso-inglesa aos avanços das tropas de Napoleão.

A forte resistência terminou com a explosão do Castelo, a 26 de agosto de 1810, que levou à capitulação da Praça às mãos dos franceses. É esse episódio, e a condenação à morte do Tenente-Rei Francisco Bernardo da Costa e Almeida, “por cometer fraqueza e mostrar desânimo”, que constituem o guião da iniciativa.

A par de factos históricos, serão contadas as pequenas estórias, de perdas e de glórias, de amores e desamores, reais e do imaginário. A gastronomia de época irá aliar-se à gastronomia contemporânea, resultando num misto de sabores e saberes oferecido pelo Tenente-Rei aos seus convivas. A doçaria tradicional e um piquenique da época de oitocentos são outros momentos altos. (mais…)