CMS E CERVAS ASSINAM PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO

A Câmara Municipal do Sabugal assinou um protocolo de cooperação com o CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), sediado em Gouveia.

O CERVAS é uma entidade com larga experiência na recuperação e monitorização de animais selvagens, educação ambiental e promoção da biodiversidade, desenvolvendo também trabalho na área da observação de aves e contribuindo para o desenvolvimento do turismo ornitológico.

A assinatura deste protocolo trata-se de mais uma medida de valorização do vasto património natural do concelho do Sabugal, com cerca de 60% do território do concelho classificado como área protegida REDE NATURA 2000 (Sítio de Interesse Comunitário Malcata – Resolução do Conselho de Ministros n.º 142/97 de 28 de agosto), e leva em linha de conta a crescente importância do estudo e conservação do património natural dos territórios tendo em vista o desenvolvimento sustentável dos mesmos.

O protocolo assinado terá como principais objetivos inventariar as espécies de aves do concelho do Sabugal, consciencializar as comunidades locais para a importâncias das aves e da conservação dos seus habitats, através de palestras e ações de educação ambiental nas escolas do concelho, criando, desta forma, uma importante plataforma de conhecimento que permita o desenvolvimento do segmento turismo ornitológico. O turismo de observação de aves ou turismo ornitológico, na sua expressão anglo-saxónica birdwatching, é uma atividade que se enquadra no turismo de natureza, objetivamente direcionada para observar e identificar aves no seu meio natural. Tal como a larga maioria das atividades turísticas ligadas à natureza, também esta se encontra em franca expansão, sendo uma atividade bastante dinâmica e um excelente complemento de atividades de ecoturismo.

Através da assinatura deste protocolo, a Câmara Municipal do Sabugal assume, uma vez mais, a importância estratégica do património natural e das áreas protegidas na implementação das suas políticas, promovendo o desenvolvimento local através do envolvimento das comunidades, num ideal assente na sustentabilidade dos territórios do interior através da valorização do seu património.