CONCELHO DO SABUGAL COMEMORA, A 10 DE NOVEMBRO, 721 ANOS DA CONFIRMAÇÃO DO FORAL DE D. DINIS

O Concelho do Sabugal, celebra, dia 10 de novembro de 2017, sexta-feira, 721 anos da confirmação do Foral de D. Dinis. Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal do Sabugal delineou um programa que inclui Sessão Solene e um Espetáculo, à noite, com o Mestre António Chainho, acompanhado por Tiago Oliveira (viola de fado) e Ciro Bertini (baixo e acordeão). Também, nesse dia, a Autarquia inaugurará as Exposições Temporárias, “D. Dinis, entre a História e a Lenda” e “Desenhos Com História”, da Liga dos Combatentes da Grande Guerra.

Pelas 9h30, na Praça da República, dar-se-á início às Comemorações com o hastear das Bandeiras do Município, Nacional e União Europeia, ao som do Hino Nacional interpretado pelos Alunos e Professores da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral – Polo do Sabugal e perante Guarda de Honra formada por elementos das Corporações das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários do Sabugal e Soito.

Pelas 10h00 iniciar-se-á a Sessão Solene Comemorativa, no Auditório Municipal, com um momento musical a cargo de Professores da Escola de Música do Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, seguido da condecoração dos Trabalhadores da Autarquia com 15, 25 e 35 anos de Serviço Efetivo no Município, Voto de Louvor a Trabalhador Aposentado, atribuição da Medalha de Mérito Empreendedor do Município do Sabugal (Manuel José Lopes – Gelados Nevão), Medalha de Mérito Científico do Município do Sabugal (Professor Adjunto na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria – Doutor João Manuel Graça Frade), Medalha de Mérito Social do Município do Sabugal (Reverendíssimo Arcebispo de Évora – D. José Francisco Sanches Alves) e Medalha de Mérito Cívico do Município do Sabugal (Liga dos Combatentes – Núcleo do Sabugal; cinco Presidentes de Junta de Freguesia em fim de mandato – Aldeia da Ponte, Alfaiates, Malcata, Rebolosa e Bismula; Comandante do Comando Territorial da Guarda (GNR) – Coronel Cunha Rasteiro e Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas – General Pina Monteiro). (mais…)