COMEMORAÇÕES DO DIA DO CONCELHO | 2021

No dia 10 de novembro celebrámos mais um Dia do Concelho, que assinala os 725 anos da confirmação do foral do Sabugal, por D. Dinis, em 1296.

O programa de comemorações iniciou nos Paços do Concelho, com o hastear das bandeiras ao som do Hino Nacional e perante Guarda de Honra, ao qual se seguiu a assinatura de protocolo com o Comando Territorial da GNR da Guarda e cedência de uma viatura para apoio e desenvolvimento de policiamento comunitário e de proximidade a ser realizado no concelho do Sabugal.

A assinatura deste protocolo confirma o bom relacionamento entre estas duas instituições e é o reconhecimento pelo trabalho que a GNR tem desenvolvido em torno da sua comunidade, contribuindo para promover o civismo e a cidadania.

A sessão solene continuou no Auditório Municipal, com a intervenção do Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, que aproveitou a ocasião para enaltecer a importância desta data.

“Este é um dia de celebração da nossa história, um momento de reconhecimento do trabalho dos que nos precederam e que fizeram deste concelho e das suas gentes uma terra com futuro”, realçou Vítor Proença, acrescentando que a efeméride é, ao mesmo tempo, “um dia de celebração da nossa identidade, das nossas raízes, das nossas tradições, da nossa cultura, dos nossos patrimónios de que tanto nos orgulhamos e que nos dão um profundo sentido de pertença.”

Seguiu-se o momento da condecoração dos trabalhadores da autarquia com 15, 25 e 35 anos de serviço efetivo no Município, votos de louvor a trabalhadores aposentados e atribuição de Medalha de Mérito Cívico ao Brigadeiro-General António Manuel de Oliveira Bogas.

Em representação dos trabalhadores agraciados, Pedro Ferreira garantiu que este reconhecimento “incentiva a elevar a qualidade do nosso trabalho, a desempenhar cada vez mais e melhor cada uma das nossas funções em prol do Município e dos Munícipes. A dedicação que durante estes anos temos colocado nos nossos serviços também resulta da dinâmica desta grande família que é a Câmara Municipal do Sabugal. Não estamos sozinhos e, por isso, o nosso apreço e o nosso bem-haja a todos os colegas que contribuem e contribuíram no exercício das suas atividades.”

Na ocasião, o Brigadeiro-General António Manuel de Oliveira Bogas manifestou o seu “enorme orgulho” pela sua terra – Sabugal – e “profunda gratidão” às suas gentes.

“Esta homenagem alcança em mim um elevado simbolismo, pelo autorreconhecimento da importância que o Sabugal e as suas gentes tiveram na edificação do homem que hoje sou”, afirmou António Manuel de Oliveira Bogas, o primeiro Oficial da história da GNR a ser promovido a Oficial General, reiterando os seus agradecimentos ao concelho do Sabugal pela condecoração que lhe foi atribuída, lembrando que “o valor deste notável concelho extravasa o seu próprio património e reside indubitavelmente no valor dos sabugalenses e no seu enorme apego à terra que os viu nascer.”

Mais fotos do Dia do Concelho disponíveis aqui.