PROJETO INOVADOR, RECONHECIDO INTERNACIONALMENTE, VAI SER DINAMIZADO NO SABUGAL

Alinhado com o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na área da Educação, a Câmara Municipal do Sabugal é parceira e investidora social da Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES) Comunidades EKUIzadoras, da Associação EKUI.

Esta parceria resulta de uma candidatura conjunta, aprovada pelo Portugal Inovação Social, que se traduz num apoio financeiro por parte da autarquia de cerca de 90 mil euros. Objetiva-se a resolução de problemas sociais, focados na geração de impacto social positivo na comunidade, estando, ainda, prevista a criação de sete postos de trabalho no concelho.

Pretende-se assim criar no concelho uma comunidade de conhecimento, composta por uma equipa transdisciplinar, que atua em formato presencial e através de uma plataforma digital. Ativa, envolve e capacita crianças, famílias, escolas e profissionais para que possam, com base na metodologia EKUI, reconhecer autonomamente barreiras na aprendizagem e na comunicação dos pares, filhos ou alunos, identificando precocemente pequenas situações, antes de serem um problema.

Na assinatura do protocolo estiveram presentes a Vice-Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Sílvia Nabais, os representantes da Associação EKUI, António Tomé e David Tomé, na qualidade de Presidente e Tesoureiro da Direção, e Celmira Macedo, a sua fundadora, considerada uma das melhores empreendedoras na área da inovação social pela ASHOKA.

Na ocasião, a Vice-Presidente Sílvia Nabais salientou que “a relevância deste investimento possibilita um conjunto de ferramentas pedagógicas diferenciadoras que se pretendem promotoras do desenvolvimento educativo e social no concelho”.