PR9 – Rota da Moira Encantada

Duração: 6 horas e 30 min

Grau de Dificuldade: Médio

Época Aconselhada: Todo o ano

PR9 (Descrição do percurso)

Com início junto da estrada siga em direção ao centro da aldeia por uma estrada de paralelos, vai passar pela igreja matriz e entrar em espaço rural/florestal. Vai chegar a um single track, rodeado por muros ancestrais, que vai conduzir a um caminho. Mais à frente, encontra um abrigo de pastores, utilizado como local de abrigo e repouso dos pastores nas longas jornadas de pastorícia e durante os movimentos transumantes. Continue pelo caminho florestal/rural que vai atravessar vários campos verdejantes, calmamente pastoreados por gado bovino. Atravesse a estrada nacional e através de uma ponte atravesse o Rio Côa. Vai entroncar na Grande Rota do Vale do Côa (GR45), que vai acompanhar durante algumas centenas de metros. Após deixar a GR45, vai entrar num caminho de características mais florestais, marcado por bosques de carvalhos, castanheiros e pinheiros, alguns de grandes dimensões. Pode ler o painel interpretativo sobre o Lugar da Moura Encantada e ficar a conhecer melhor a lenda. Continue o seu percurso e aproxime-se gradualmente do lugar de Quinta das Vinhas. Vai entrar num pequeno single track que era uma antiga canada, percorrida durante séculos por pastores. De volta a um caminho florestal, irá aproximar-se de uma antiga mina, onde pode observar o efeito da exploração dos recursos geológicos por parte do ser humano. A partir deste ponto, inicia a ascensão até chegar novamente ao lugar da Quinta das Vinhas. Siga novamente em direção ao Baraçal. Depois da aldeia, entra num percurso ladeado por muros e que se estende por um amplo planalto, onde vai encontrar vários pontos de interesse como um abrigo de pastores, o Talefe e a Seixeiras — Barroco dos Namorados, este último ligado a rituais de origem pagã. Continue o percurso por este amplo planalto, aproximando-se da Fonte da Cal, antigo lagar romano que merece uma visita atenta. Continue a sua caminhada e vai chegar novamente ao Baraçal, onde termina o percurso.