COSMOLOGIAS | PROJETO ENTRE SERRAS (PES) – Visita Guiada e Caminhada/ Convivência

Visita Guiada e Caminhada/ Convivência ➡ 21 de Agosto
 
Num conjunto de ações coletivas e participativas, numa combinação entre as comunidades e as forças vivas do território, o Projeto Entre Serras, Rede de Arte Contemporânea, entre Agricultura e Biodiversidade destaca a importância de viver em sintonia com a terra e olhar o céu para ativar imaginários.
 
Uma viagem que começou no Museu do Sabugal, no dia 16 de julho, com a exposição e apresentação do livro ‘PES 2017 – Interações entre o ser humano e os meios em territórios de montanha’, e uma Mesa Redonda, a 21 de julho.

No dia 21 de agosto, sábado, o projeto “Cosmologias” tem reservado mais duas atividades que o levarão a refletir sobre a relação arte/paisagem/meios/seres vivos numa perspetiva simbiótica.

➡VISITA GUIADA À EXPOSIÇÃO ‘COSMOLOGIAS’
21 de agosto – 16 horas | Museu do Sabugal

Entre escrita, fotografia, vídeo e performance Duarte Belo, Erik Samakh, Laëtitia Morais, Rodrigo Braga, Annick Boissel e Carlos Casteleira convidam-nos a escutar as pedras. Entre as estrelas e as serras, as paisagens dizem-nos para ouvirmos o vento e a água.
Entre a terra e o céu, a arte fala-nos do espaço e do tempo.

– Duarte Belo TEMPO CHÃO, a paisagem do SABUGAL
– Erik Samakh PIRILAMPOS DO CÔA
– Laetitia Morais TARDE FRIA e Rodrigo Braga PONTO ZERO, entre a Barroca do Zêzere e o Cabeço do Pião (Aldeias do Xisto/Fundão)
– Carlos Casteleira LINHAS DE PASSAGEM com agricultores, pastores e ex-contrabandistas de Fóios
– Annick Boissel COLÓNIA AGRÍCOLA MARTIM REI, uma travessia

Com entrada livre, a exposição pode ser visitada até ao dia 15 de setembro, de segunda-feira a domingo, das 10 às 13 horas e das 14 às 18 horas.

 

➡CAMINHADA/ CONVIVÊNCIA EM BUSCA DOS PIRILAMPOS
21 de agosto – 18 horas | Nascente do Côa (Fóios)

Percurso, com partida dos Fóios, Navesfrias e Eljas às 18h, desenhado pelos Caminheiros da Gardunha e comentada pelos naturalistas António Cabanas (Ex. Diretor da Reserva Natural da Serra da Malcata), Clarisse Ferreira (Bióloga Serviço Educativo TAGIS), artistas e pela comunidade dos Fóios.

 
Desde 2017, o Projeto Entre Serras, Rede de Arte Contemporânea, entre Agricultura e Biodiversidade está empenhado em criar uma rede de arte contemporânea, estabelecendo parcerias que permitem a realização de uma nova edição a cada ano.
Mais informações sobre o PES em: https://projetoentreserras.wordpress.com