‘DO SABUGAL PARA O MUNDO – O SALTO DO CONTRABANDO’

O documentário ‘Do Sabugal para o Mundo – O Salto do Contrabando’ é uma produção do Município do Sabugal e M42 | Documentary Films, com realização de Paulo Vinhas Moreira.

Recorde-se que o projeto resulta de três anos de recolha e mapeamento de memórias ligadas ao fenómeno do Contrabando de subsistência e do Salto (emigração clandestina) no concelho, com cerca de 30 entrevistas concretizadas.

Este filme teve estreia em setembro do ano passado, no Auditório Municipal do Sabugal, e desde então tem sido apresentado em Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho, através do projeto municipal ‘LAÇOS’ – Levar Ações Com Objetivos Solidários.

Selecionado para vários festivais de cinema, ‘Do Sabugal para o Mundo – O Salto do Contrabando’ foi distinguido com o 1.º prémio ‘Cultura e Património’, no ‘ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, e uma menção honrosa ‘Panorama Regional’, no CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela.