ESCAVAÇÕES NO CASTELO DE VILA DO TOURO

Está a decorrer a terceira campanha de escavações arqueológicas no castelo de Vila do Touro, tendo novamente a Câmara Municipal do Sabugal desenvolvido este campo de trabalho, contando para isso com professores e alunos da Universidade de Coimbra.

Os trabalhos de estudo e de investigação arqueológica decorrem em duas zonas da fortificação medieval de Vila do Touro, sendo que na parte mais alta as escavações são mais dedicadas ao medieval e na vertente sul uma outra equipa estuda a ocupação por parte das comunidades nesse local há cerca de 3000 anos atrás (Proto-história).

Segundo o arqueólogo Marcos Osório, do Gabinete de Arqueologia e Museologia do Sabugal, no que se refere à ocupação medieval o que está a ser feito é “descobrir marcas das casas e outras estruturas de apoio que revelam a presença dos homens que estavam aqui a construir o castelo, o que terá durado pelo menos durante 50 anos, até que houve uma decisão por parte do concelho da Guarda para que a construção parasse. Entretanto D. Dinis levou a fronteira até onde ela está hoje, tendo este castelo deixado de ter preocupações defensivas e militares”. (mais…)