FESTIVAL DE MÚSICA ‘SONS DO CÔA’

A primeira viagem proposta pelo ‘Sons do Côa’ fechou com chave de ouro, no dia 23 de outubro, no Auditório Municipal do Sabugal, com a apresentação de ‘Um conto musical Raiano’, pelo agrupamento ‘Horn & Voice’ e tendo como narrador o sabugalense João Manata.

Recriado por João Andrade Nunes, diretor artístico do Festival, ‘Um conto musical raiano’ é um projeto performativo teatral e musical baseado na obra ‘A Batalha do Gravato – 1811. Narrativas do famigerado combate entre tropas francesas e luso-britânicas nos campos do Gravato’, de Marcos Osório e Manuel Morgado (il.), à qual se junta a música de vários compositores oitocentistas (Homilius, Weber, Schumann e Horn).

No decorrer deste mês de outubro, o ‘Sons do Côa’ integrou concertos memoráveis, com talentosos artistas locais e nacionais, em que o público marcou presença em massa, o que incentiva a organização – Município do Sabugal e Associação Cultural Oito Ecos – a garantir a realização da 2.ª edição do evento, em 2023.

O programa deste Festival iniciou com ‘Vivaldi e a Inspiração Feminina’, que destacou algumas das mais conhecidas obras corais de António Vivaldi, interpretadas pelo reconhecido Ensemble São Tomás de Aquino, na Igreja Matriz do Sabugal, a que se seguiu ‘Esperar, Sentir’, um concerto em que Maria Bayley foi protagonista, numa composição plena de voz, cravo e harpa, na Igreja da Misericórdia de Alfaiates, prosseguindo-se com os talentosos irmãos Diogo e Duarte Andrade, num ‘Recital de Guitarra e Violino’, na Igreja Matriz de Sortelha, e por fim ‘Um conto musical raiano’, através de uma singular simbiose entre a música de excelência do ‘Horn & Voice’ e a inconfundível narração de João Manata, que resultou num espetáculo único, que teve lugar no Auditório Municipal do Sabugal.